sábado, 28 de agosto de 2010

Protusão Discal

          Segundo o Dicionário Médico Ilustrado Dorland define a hérnia como sendo a protrusão anormal de um órgão ou outra estrutura do corpo através de um defeito ou uma abertura natural em um invólucro, cobertura, membrana, músculo ou osso. Portanto, toda hérnia é uma protrusão. Mas nem toda protrusão é uma hérnia. Para que se constitua em hérnia, a protrusão deve ir além da abertura natural do invólucro, cobertura, membrana, músculo ou osso; ou rompê-lo. Essa é a diferença entre protrusão discal e hérnia de disco. Na chamada protrusão discal, o disco não rompe o anel fibroso. Na hérnia discal ocorre ruptura do anel fibroso em volta do disco intervertebral, e projeção do disco além desse anel, saindo da cavidade que o contém, conforme mostrado na figura abaixo.




Sintomatologia
          Esta lesão é caracterizada por dor local, que é aumentada pelo tossir e espirar, pelo espasmo da musculatura paravertebral e antalgia da coluna lombar. Quando ocorre pressão nas raízes nervosas vertebrais, cria-se uma dor que se irradia pela perna. Essa compressão nervosa pode acarretar déficit de força muscular nos membros inferiores
          Os sintomas mais comuns são: Parestesias (formigamento) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidade (pés ou mãos).
Causas          Segundo Adersson GBJ, 1992 e Magnusson ML, Pope ML, Wilder DG, 1996, as causas principais são de quem sofre exposição à vibração por longo prazo combinada com levantamento de peso, ter como profissão dirigir e realizar freqüentes levantamentos são os maiores fatores de risco pra lesão da coluna lombar. Cargas compressivas repetitivas colocam a coluna em uma condição pior para sustentar cargas mais altas, aplicadas diretamente após a exposição à vibração por longo período de tempo, tal como dirigir diversas horas

Entre fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão:

Trabalho físico pesado
• Postura de trabalho estática
• Inclinar e girar o tronco freqüentemente
• Levantar, empurrar e puxar pesos
• Trabalho repetitivo
• Vibrações
• Psicológicos e psicossociais


Tratamentos

Medicamentosos
         Geralmente com injeções de analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares na fase aguda e o controle com medicamentos orais, para os mesmos fins, para a fase crônica.

Tratamento Cirúrgico
          Quando o tratamento conservador não estiver fazendo efeito e o paciente não conseguir realizar suas atividades diárias.
Fisioterapia Convencional
          Fisioterapia Traumato - Ortopédica: Eletroterapia (TENS, Endofasis, Corrente Interferencial, Ultra Som), Termoterapia (Ondas Curtas, Infra vermelho), Fototerapia, Cinesioterapia (Exercícios passivos, tração, alongamentos e exercícios ativos), Hidroterapia, Massagem para relaxamento da musculatura.
Fisioterapia manual
          A disfunção dos tecidos moles pode alterar o movimento articular e diminuir a eficácia da mobilização-alongamento da articulação. É por isso que o tratamento freqüentemente começa com este procedimento visando diminuir a dor e o espasmo muscular ou aumentar a mobilidade dos tecidos moles. Esses procedimentos auxiliares podem também tornar mais fácil a realização da mobilização das articulações, produzindo um efeito mais duradouro. Dentre as técnicas de fisioterapia manual utilizamos a Osteopatia, Maitland, Mulligan e mobilizações articulares.

Mesa de Tração Eletrônica
          Grandes fabricantes de equipamentos terapêuticos e cientistas americanos investiram seriamente em pesquisas durante décadas enquanto aprimoravam técnicas seguras e eficazes de utilizar a tração vertebral e melhorar seus benefícios. Pesquisas realizadas nos EUA mostram que técnicas de tração vêm sendo usadas com sucesso, durante anos, no tratamento das discopatias e doenças degenerativas da coluna vertebral.

Musculação ou Pilates
Musculação
          Após o término das sessões previstas é fundamental buscar alternativas para manter os benefícios decorrentes do tratamento. Serão necessários estímulos freqüentes e graduais que garantam a integridade das estruturas músculo-esquelético envolvidas e previnam contra novas crises. A opção eficiente e segura é um programa de exercícios de musculação que incluem os principais componentes da aptidão física relacionados à saúde (potência aeróbica, força e flexibilidade) ajustados de acordo com a especificidade da situação e supervisionados por profissionais de Educação Física


Pilates
         O método, preconiza alcançar um desenvolvimento do corpo de forma uniforme, objetivando uma melhora no condicionamento físico e mental com exercícios globais, isto é, que exigem um trabalho do corpo todo, utilizando diferentes aparelhos e equipamentos. Através dos seus princípios, concentração, fluidez, controle, respiração, centro de força, postura o praticante do método irá melhora sua consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio e força muscular.

RPG/RPM - Reeducação Postural Global/Reequilíbrio Proprioceptivo Muscular
          A RPG/RPM, que tem como um de seus princípios básicos identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural, realinhar, fortalecer e reeducar o corpo, fazer com que o corpo tenha consciência corporal, através da propriocepção corporal, atuando sobre as cadeias musculares de uma maneira global e os músculos de maneira analítica.





Mesa de RPG







Acupuntura
          Consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele, denominados “meridianos” ( canais de energia, onde se localiza “pontos“ que deverão ser estimulados tanto para sedação , como para tonificação, com o objetivo de equilibrar a energia vital do ser humano ). Podem ser utilizados neste processo: agulhas, ventosas, massagens, e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva artemísia (moxabustão).

 
Como Prevenir?
          A prevenção da Hérnia de Disco é realizada com a Higiene Postural. A Higiene Postural é na verdade saber lidar com o corpo em diversas situações cotidianas, por exemplo: saber abaixar corretamente, levantar da cama, ergonomia no local de trabalho, exercícios corretos na sua atividade física regular; ou seja, consciência corporal. A Reeducação postural global atua nesta consciência corporal, alongando, fortalecendo, reeducando a postura.


Qual profissional procurar?
          Deve-se Procurar inicialmente o Médico Traumato- Ortopedista para realizar o Diagnóstico Médico e tratamento medicamentoso. Após, procurar um Fisioterapeuta para realizar o Diagnóstico Fisioterapêutico e Tratamento Reabilitativo.

16 comentários:

  1. ola bom dia
    conheço uma pessoa que tem uma pequena dor no punho direito e falta de sensibilidade nos dois dedos pequenos, o que pode ser?, inframação no nervo?, cisto?
    isso foi tema de uma materia do FANTÁSTICO na data de ontem.

    att: Renato

    ResponderExcluir
  2. Caro Renato, existem várias possibilidades, apenas com essas informações fica difícil te dar um diagnóstico preciso, será necessário realizar uma anmnese mais detalhada, realizar tb alguns exames... mas procure um profissional, tenho a mais absoluta certeza que lhe dará um diagnóstico mais preciso. meu email é lucianobarbizan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. tenho profusao discal na cervical c5 c6 nao é hernia o ortopedisda disse , tem como reverter totalmente isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prevenção e o melhor remédio. Alongamentos diários. Reeducação postural —regra basica (coluna ereta). Fortalecimento da musculatura e cinturão abdominal. Intervalos de descansos entre dias da pratica esportiva. Ps. O alongamento na sauna seca e bem eficiente.

      Excluir
  4. Carlos Rodrigues, 16-10-2013, tenho protusões discais na cervical e lombar, com degeneração vertebral leve, porem sem dor agora com o RPG e massagem e medicação....gostaria de saber se posso continuar pedalando montain bike, esporte no qual sou apaixonado a poucos anos.....bufalluscr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Bom Dia! Tenho uma profusão fiscal L5 e S1 já fiz fisioterapia e agora estou fazendo quiropraxia quando eu sair da crise gostaria de saber alem da quiropraxia o que eu posso fazer para melhorar a fadiga muscular que eu sinto ,pois sempre gostei de esporte e por causa desse problema foi deixando cada vez mais de lado e sinto muitas dores nas pernas mas nao e irradiação e falta de forca ,pois eu caminho ou faço uma hidroginastica parece que eu levei uma surra no outro dia e fraqueza nas pernas eu nunca consegui fazer muita bicicleta por exemplo nem mesmo antes de ter a profusão e já foi no vascular e ele disse que eu nao tenho nada gostaria de uma orientação eu que caminho devo tomar para melhora geral.Abraços e obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.. Gostei do tópico.. Sucinto e eficaz.. Tenho protusões em L4/L5, L1/L2 e mais uma surgindo no meio das costas.. Sou militar e isso me prejudica muito por causa das restricoes.. Há como recuperar e realizar minhas atividades normalmente num futuro bem próximo? Desde já, agradeço..

    ResponderExcluir
  7. Bom dia.. Gostei do tópico.. Sucinto e eficaz.. Tenho protusões em L4/L5, L1/L2 e mais uma surgindo no meio das costas.. Sou militar e isso me prejudica muito por causa das restricoes.. Há como recuperar e realizar minhas atividades normalmente num futuro bem próximo? Desde já, agradeço..

    ResponderExcluir
  8. EXCELENTES MATÉRIAS E INFORMAÇÕES ESSENCIAIS PARA OS INTERNAUTAS. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho protusão discal, estava com nervo ciático inflamado, mas já tomei os medicamentos e estou fazendo fisioterapia. Gostaria de saber se hidroginástica é bom ou se só o pilates resolve? Desejo engravidar futuramente.

    ResponderExcluir
  10. tenho uma protusão discal na l5. Fiz quinze sessões de acunpuntura, o que melhorou bastante, mas é só voltar as atividades físicas que piora a dor e a rigidez. Comecei osteopatia, com o preliminar uso de palmilhas que enviam estímulos para a postura correta ( ?) e algumas manipulações manuais que só resolvem na hora e depois voltam a dor e a rigidez tudo de novo. O osteopata falou que cesárea pode causar protusão discal (?), problemas emocionais mal resolvidos, perna curta (?).....ufa !!!!
    Acho que só por Deus mesmo !!!

    ResponderExcluir
  11. Olá,meu nome é Leilaine tenho protusão discal lombar.
    Já fiz tratamento com medicamentos e não resolveu, sintos muitas dores na perna esquerda e na parte superior d pé.. Será q caso d cirurgia?

    ResponderExcluir
  12. Ola a todos procuremos um quiroinka e a melhor quiropraxia

    ResponderExcluir
  13. COLÁGENO TIPO 2
    R$ 78,00

    Ajuda a recontruir a Cartilagem,melhora a movimentação da articulação inflamada e dolorida, nos casos de artrite,artrose,artrite reumatóide,lesão da cartilagem e da articulação.

    Código: 5040066

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/colageno-tipo-2.html

    ResponderExcluir
  14. Tenho muitas dores,principal princ nas pernas por causa da coluna.

    Qual remédio tomar

    ResponderExcluir

Deixe aqui se comentário