domingo, 27 de fevereiro de 2011

UNCOARTROSE


Trata-se de um conjunto de alterações conseqüentes a artrose da coluna cervical. Com a idade, os discos intervertebrais perdem sua elasticidade, por perda progressiva do seu conteúdo de água. Os discos são normalmente nutridos a partir dos vasos sangüíneos das vértebras adjacentes, não tendo uma circulação sangüínea própria.
Quando a nutrição discal se torna insuficiente, há perda dos seus elementos constituintes, que leva a redução da altura do disco, da sua resistência aos movimentos e aos traumas, mesmo pequenos, facilitando a sua rotura e degeneração. Estas alterações discais são seguidas de reações ósseas das vértebras adjacentes, com a formação de osteófitos, "ou bicos-de-papagaio", que tendem a fundir as vértebras. Concomitantemente, há hipertrofia dos ligamentos e das outras articulações da coluna vertebral. Este conjunto de alterações pode determinar uma redução do canal vertebral e dos forâmes de conjugação.
O canal vertebral contém a medula espinhal, que é uma estrutura nervosa responsável pela transmissão de todos os impulsos nervosos que chegam dos membros ao cérebro e que levam os estímulos nervosos do cérebro para os nervos e, conseqüentemente, para os músculos do corpo.
 Os forâmes de conjugação são passagens laterais da coluna cervical por onde passam as raízes nervosas que formam os nervos para os membros superiores. Por elas trafégam os impulsos nervosos que trazem as informações sensitivas e os que levam as ordens do cérebro para os músculos se contraírem.





Sinais e sintomas

Sinal de Uncoartrose seria um inicio de desgaste nos processos unciformes das vértebras cervicais (localizadas na região do pescoço), esse desgaste, está prensando as raízes nervosas que saem das duas ultimas vértebras da coluna cervical, onde diminui o diâmetro dos forames intervertebrais, que são os “buracos” por onde passam as raízes nervosas, e a conseqüência disso é a compressão dessas raízes e a dor subseqüente. Esses nervos são responsáveis pela irrigação dos braços e parte das costas, então é comum nessa situação que você esteja sentindo dor nos braços, com sensação de formigamentos e perda de força muscular, leves sensações de tremores.




Etiopatogenia 

Existem fatores genéticos, hereditários, ambientais, físicos e ou mecânicos que podem levar a Uncoartrose. Esses fatores raramente atuam separadamente, portanto atuam no organismo em conjunto causando um quadro álgico que pode ser confundido com uma cervicalgia comum, um exame de radiografia pode ser imprescindível  para o fechamento do diagnóstico viabilizando assim um tratamento mais adequado.



Tratamento

O tratamento clínico é baseado em medicamentos analgésicos, antiinflamatórios e condroprotetores (como o sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina) e tem que ser associado a fisioterapia para que tenha um efeito satisfatório.
A fisioterapia tem como objetivo nesses casos, além de ajudar na analgesia e na ação antiinflamatória, realinhar o posicionamento das vértebras e, com isso, reduzir as conseqüências da artrose. O tratamento fisioterápico baseia-se em eletroterapia (com ou sem calor, depende da fase em que se encontra a enfermidade), crioterapia, reeducação postural global, osteopatia, quiropraxia e etc., lembrando que o tratamento fisioterápico só deve ser prescrito por um profissional fisioterapeuta.



Dr. Luciano Barbizan
Fisioterapeuta Crefito 3/35853-F



155 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. As informações são muito claras e com linguagem acessível ao público leigo. Acabo de ser diagnosticada com uncoartrose, e as informações aqui me ajudaram bastante a entender o que é isso.

    Gostaria de perguntar se a prática de yoga é desaconselhada para lesões na cervical. Pratico uma modalidade de yoga (kundalini) que é bastante ativa e costuma ter exercícios de movimentação rápida na região do pescoço. Teria problema continuar com essa prática?
    obrigada, Maya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem tem uncoartrose pode comtinua trabalhando

      Excluir
    2. Meu marido tem este mesmo problema, ele e motorista proficional (onibus) e nao esta conseguindo trabalhar por causa das dores que sente nos bracos . Se vc estiver nesta. Mesma condicoes, com serteza nao vai cosegui tbem

      Excluir
    3. Tenho uncoartrose bilatral de C4-C5 e C5-C6 e fui aconselhada pelo meu médico a tomar muito cuidado com as posturas, principalmente as invertidas. Optei por parar a Yoga pra não correr riscos desnecessários.

      Excluir
  2. Oi Maya, a uncoartorse provoca muitas dores na região cervical e por se tratar de patologia pouco restritiva a movimentos, não vejo o porque não realizar tais movimentos, mas o bom mesmo é consultar um profissional adequado com exames em mãos para ter a certeza de esses exercícios podem ou não estar contribuindo para a evolução do quadro álgico.

    Procure sempre um fisioterapeuta antes de realizar qualquer tipo de exercício de grandes amplitudes.

    Apenas o profissional Fisioterapeuta está capacitado para desenvolver cinesiologicamente uma avaliação do quadro patogêncio, que no seu caso uma uncoartose.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, ando com um problema que ainda não tenho respostas, o meu pescoço estala sempre que viro a cabeça para a esquerda há 3 meses, e sinto "areia" em certos movimentos na cervical. tenho 36 anos, trabalho sentado ao monitor e ando de moto, não sinto dores, mas é muito incomodativo. Nem RX nem TAC detecta nada.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, desculpa pela demora nas resposta... mas aconselho procurar um profissional fisioterapeuta para uma avaliação mais detalhada do seu caso, seria necessário realizar um exame mais específico como tomografia computadorizada ou até mesmo uma ressonância magnética... já que no seu caso não provoca dor aconselho a se preocupar com desgastes prematuros das articulações... prevenção sempre...

      Excluir
    2. Oi querida!
      Tive o mesmo problemas o estress, exercícios repetitivos com o caso de ficar muito tempo com a cabeça na mesma posição, sedentarismo provocam deficit de mobilidade muscular irigecimento muscular, o odeal é vc buscar um massoterapeuta com conhecimentos de descompreçao, fusos musculares, pontos motores, ele vai promover um relaxamento na musculatura e possivelmente faça uma praçao cervical, assim a circulação dos músculos normaliza e a tenção destes normaliza, com o futuro não tratado, há possibilidades de se tornar uma uncartrose, redução dos discos por desmineralizaçao óssea.

      Excluir
    3. Oi querida!
      Tive o mesmo problemas o estress, exercícios repetitivos com o caso de ficar muito tempo com a cabeça na mesma posição, sedentarismo provocam deficit de mobilidade muscular irigecimento muscular, o odeal é vc buscar um massoterapeuta com conhecimentos de descompreçao, fusos musculares, pontos motores, ele vai promover um relaxamento na musculatura e possivelmente faça uma praçao cervical, assim a circulação dos músculos normaliza e a tenção destes normaliza, com o futuro não tratado, há possibilidades de se tornar uma uncartrose, redução dos discos por desmineralizaçao óssea.

      Excluir
    4. O meu pobrema e nas mao sinto drumenca

      Excluir
    5. Estou sentindo drumenca nas mao formigamento

      Excluir
  4. gostaria de fazer uma pergunta estou com um laudo da minha ressonância magnética e já cheguei a té marcar minha cirurgia meu neuro cirurgião disse que o meu tratamento é só cirurgico as vezes tenho dormencia nos braços e perdi um poUco da força nas mãos mas estou num empasse pois tem pessoas que dizem para não operar pq eu dei um melhorada e não tenho sentido mais nada , meu laudo saiu assim osteartrose e hérnia discal em c5-c6, pequena hérnia discal em c4-c5
    Meu neurologista falou que não é nada grave mas o neuro cirurgião já deu o veredito que tem que ser cirurgia ai o que eu faço meu médico ligou até pra minha casa quando disse que não iria mais operar to morrendo de medo pq não conheço nada a respeito dessa area JA FIZ CIRURGIA PLASTICA DE RISCO E NÃO TENHO MEDO DE INCISÃO CIRURGICA MAS OPERAR SEM NECESSIDADE TAMBÈM NÃO ACHO QUE ISSO SEJA BOM ME DÊ UMA OPINIÃO POR FAVOR GRATA DANIELLE DE VOLTA REDONDA RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danizinha, fica difícil dizer sem olhar seus exames... Existem tipos hérnia discal (exclusa, oclusa etc.) mas teria que ver os exames para saber a gravidade... existem tratamentos alternativos tais como, Reeducação Postural Global, Osteopatia, Quiropraxia, Microfisioterapia, Acumpuntura etc... mas claro tudo depende de uma avaliação precisa do seu caso... procure um profissional fisioterapeuta para uma avaliação...

      Excluir
    2. Eu tenho problema fiz ressonância,diz que tenho inicio de bico de paguaio.sinto muita tontura e não consigo caminhar direito.o que devo fazer muito obrigada se responder uma ótima noite.

      Excluir
  5. fui submetida a uma artrodese cervical em C3-c4 e C5-C6, em abril deste ano, devido a 2 compressão medular intensa, que estava tirando a minha força Muscular do braço direito, com dormência, formigamentos,falta de coordenação motora do braço, dor na nuca, pescoço etc. Apesar da cirurgia já ter sido realizada ha 7 meses, ainda continuo sentindo muita dor, formigamento e dormência, além de choques no braço e falta de força. Já tomei vários anti-inflamatórios, continuo em tratamento fisioterapico, meu neurocirurgião pediu que fosses realizado um raio x e o resultado foi: Incipiente osteofito anterior em C5. Enxertos nos espaços discais de C3-C4 e C5-C6, Redução dos espaços discais de C4 a C6, Calcificação do anel fibroso entre C6-C7 e Uncoartrose em C4, C5 e C6, que são as vértebras onde realizei a cirurgia. Além das dores, e da perda da movimentação do pescoço, como a Lateralidade, a minha mão direita inflama, qdo movimento ou tento usá-la em algo que precise de força. Tb fui diagnosticada com atrofia muscular MSD. Já fiz eletroneuromiografia e não acusou nada. Sinto dores intensas na região do pescoço/nuca e no braço direito. Meu neurocirurgião estranha qdo digo que continuo sentindo dores apesar do tempo de cirurgia. Essas dores são normais ou o diagnóstico do rx colabora para que as dores não melhore? O sr pode me esclarecer? Já que o meu neurocirurgião sempre diz que as dores não tem a ver com a coluna ou com a cirurgia. Agradeço desde já a sua ajuda..obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teria que realizar uma avaliação do local, aplicar alguns testes e ver seus exames, como foi uma caso cirúrgico não sei como esta internamente, mas grosseiramente falando aconselho dar uma atenção melhor em sua postura, que em caso de formigamento do membro indica compressão nervosa e devido a uma falta de uso da musculatura do braço causou a atrofia...

      Excluir
  6. Boa Noite. Há mais ou menos uns oito a nove meses, venho sentindo uma dor de cabeça apenas do lado esquerdo, refletia na região frontalmente me causando sensibilidade na claridade. Como sempre a gente não dá importância de deixei p lá.
    Domingo 20/11/2011 tive uma crise q não movia o pescoço tamanha a dor ( dito popular travei o pescoço). Fui p pronto-socorro, me medicaram com tramadol 100 no soro e profenide muscular. Vim embora c menos dor, e procurei um ortopedista q me recomendou um Tomo de coluna cervical.
    O laudo foi o seguinte:
    -Discopatia degenerativa em C4-C5 e C5-C6 com complexos discos/osteofitários posteriores que comprimem a face vertebral do saco-dural.
    -Uncoartrose em C4-C5 e C5-C6 bilateralmente.
    Por favor, me ajude a entender esse diagnóstico.
    O tratamento é longo? Existe cirurgia eficaz?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá Nídia, com esse diagnóstico acredito que cirurgia não seria indicado (claro isso depende da lesão e do seu clínico), está aparentemente apresentando um quadro de desgaste das articulações do pescoço e devido a uma má postura ao longo dos anos causou essa compressão... é um tratamento um pouco prolongado sim isso depende do seu organismo (varia de pessoa a pessoa) mas indico realizar uma avaliação com um profissional fisioterapeuta para trabalhar com fisioterapia convencional e postural...

    ResponderExcluir
  8. Olá Dr Luciano, muito boas suas informações e o blog é ótimo.
    heim Dr fiz um exame de ressonância magnética para verificar em um nivel mais preciso o que tenho na região cervical, informei ao pessoal que tenho dores nesse região do pescoço, mas o resultado do exame mostra que tenho um leve problema na região dorsal T11 e a interpretação do DR não aparece nada na cervical será que não se enganaram, os meus sintomas são bem os sintomas que o DR coloca sobre os sinais e sintomas de Uncoartrose o que o senhor acha disso devo ir ao medico e pedir alguma explicação com certeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim claro, em caso de dúvidas consultar sempre o médico (ortopedista).

      Excluir
  9. sabe tudo que eu lie aqui com vcs escrevendo eu tenho tudo isto mais meu medico falou ha mais de 15anos vc tem que acostumar com ador olha nao e facil vc quere fazer e nao poder fazer nada eu chorrava meu eu ate hoje eu chorro eu parei e vejo a dor me matando aus poucogando eu fasso alguma coisa eu fico de cama outro dia a dor e descrasado ate acabeça doi eu hoje eu estou no grupo de pessoa que sofrem com dor como eu e e isto que me dar voltade de viver e lutar pelo um novo amanha ador so vc sente mais e a vida e eu tenho esta dor que vcs falam e digooamanha sera cem dor quem sabe nao vou cai vou lutar ate o fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devemos nos acostumar com a dor! Existem muitas terapias alternativas para o auxílio na eliminação dessa dor (microfisioterapia, RPG, acumpuntura, entre outras)

      Excluir
    2. Eu sinto dores dia e noite. Tenho uncoartrose e picos de papagaio na cervical. Tenho dormencia nas mãos e pes. Não consigo as vezes nem pisar no chão. Se estou sentada doi..se estou em pé dói...estou morrendo aosvpoucos. Me entupindo de analgésicos e antiflamatorios.

      Excluir
    3. Olá tenho o mesmo o que fez para tratar?

      Excluir
  10. o que quer dizer artrose interapofisária de C5aC7e de C3-C4? ASS: ALESSANDRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Degeneração das articulações entre as vértebras no seu caso entre as vértebras cervicais 3, 4, 5, 6 e 7.

      Excluir
  11. oLÁ!! Sou Personal tRainer e tenho uma aluna com este problema, exatamente como descrito no blog, inclusive com formigamento nos dedos da mão direita. Ela dirige muito e trabalha sentada (arquiteta) e atualmente está sentindo muitas dores. Nos exames concuiu-se uncoartrose bilateral em C5-C6 e C6-C7, determinando estenose dos forames de conjugação principalmente à direita no nível C5-C6.Tenho trabalhado com exercícios de Pilates 1x por semana e musculação leve a moderada 2x por semana, evitando sobrecarga na região dos ombros e enfatizando mais membros inferiores. Você acha que ela deveria parar com as atividades? a caminhada pode piorar o quadro devido ao impacto? Exercícios somente para membros inferiores prejudicariam? Agradeço a atenção e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente seria necessário fazer alguns exames mais específicos, tal como RM e ou Tomo.. Avaliar para te dizer com certeza!!! mas na dúvida não faça. Indique um profissional para realizar uma avaliação mais precisa do quadro e daí traçar a melhor conduta terapêutica para depois começar com exercícios mais rígidos propriamente dito (musculação).

      Excluir
  12. ola, meu nome e luciano, fis um exame de ressonancia e gostaria de ajuda para poder entender o diagnostico e saber qual o tratamento.
    1 - abaulamentos discais difusos nos niveis c4-c5 c5-c6 c6-c7, determinando estreitamento do eixo antero-posterior do canal vertebral, principalmente nos niveis c4-c5 e c5-c6, onde os abaulamentos tambem comprimem a margem anterior da medula espinhal. A medula, por sua vez, aprente focos de hipersinal na altura dos niveis c4-c5 e c5-c6, compativel com o edema.
    2 - Uncoartrose bilateral no nivel c5-c6, determinando estenose dos forames de conjugação e compressao das raizes de c5, principalmente a direita.
    Agradeço a atenção,
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido ao edema, abaulamento e a estenose, necessita de intervenção medicamentosa prescrita por um médico ortopedista e fisioterapia intensa na região para diminuir o processo inflamatório e consequentemente diminuir a dor. Através de um terapia mais suave (terapia manipulatória) começar a movimentar o pescoço e só depois realizar exercícios terapêuticos mais intensos.

      Excluir
  13. ola meu nome é gelzimar, tenho andado com dores mt forte no pescoço e mh mao esquerda com pouco movimento ou seja pouca sencibilidade, procurei um neurologista para fazer uns exames como tomografia da coluna e constatou que tenho afastamento da c4 e c5 deu ancoartose ele me pediu para fazer 10 sessao de fisiterapia nao achei melhoras fui encaminhdo para outro neurologista clinico e ele me diagnosticou que estou com sintomas de parquison queria saber uma opniao sobre o meu caso


    aguardo respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gelzimar, são patologias destintas, ou seja a uncoartose, como descrevi antes afetas vértebras cervicais causando fortes dores e etc. já a Síndrome Parkinsoniana acomete movimentos voluntários e involuntários de toda a musculatura esquelética, existe uma pequena confusão que pode ser feita por a S.P. também acomete a coluna mas por sua rigidez muscular, alterando assim o centro de gravidade da pessoa que por uma consequência "pode levar" ao uma uncoartose...

      Excluir
  14. Boa noite! Meu nome é Márcia,tenho 47 anos.Faz uns tres anos comecei com muito dor no pescoço que foi endurecendo.A principio o médico falou que era devido a linfonodos da tireoide.Como não melhorava, muito pelo contrario, falei para o ortopedista que pediu um rx, acusando redução discal.Mesmo assim, nenhum deles deu muita importância.Como iniciei tratamento como artrite soro negativo e depois passou para tratamento de fibriomialgia,e as dores melhoraram um pouco, menos a do pescoço, insisti para fazer uma ressonância magnética.Até paguei por sentir muita dor.o laudo foi CONCLUSÃO:
    - Espondilodiscopatia degenerativa cervical.
    - Discopatia e uncartrose mais pronunciadas em C5-C6, onde determinam estenose parcial de foramens neurais e conflito com as raízes C6.
    - Uncartrose leve em C2-C3 a C4-C5 e em C6-C7.
    - Protrusões discais de C2-3, C3-4 e C4-5 sem compressões radiculares evidentes.
    Será que após tanto tempo ainda vai dar de tratar.O que eu tenho de fato? Minha consulta é só em julho e tenho muita dormencia nos braços e fraqueza em braços e pernas.Grata pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi um diagnóstico tardio, mas existem procedimentos clínicos e terapêuticos para amenizar as dores no pescoço... Seria necessário fazer uma leitura dos exames para te indicar o melhor tratamento, mas converse com seu clínico sobre opções terapêuticas auxiliares bem como a Reeducação postural Global, Acumpuntura, osteopatia, microfisioterapia entre outras...

      Excluir
  15. Olá Dr. eu fiz uma raio x da minha coluna e fiquei assustada pois os resultados da coluna cervical: OSTEOFITOS NOS CORPOS VERTEBRAIS DE C4, C5 E C6.
    UNCOATROSE EM C4-C5 E C5-C6 BILATERALMENTE.
    Coluna lombo-sacra deu: MEGAPÓFISE TRANSERSA À DIREITA DE L5.

    O meu medico disse que isso era apena mau postura, pois eu sinto muitas dores nas costas, braços e trapezio. O que devo fazer? O que isso significa, pois ele nem me explicou os significados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ostófitos aparecem por microtraumas que a sua coluna sofre onde o organismo tenta a reparação do local (calo ósseo) e deposita cálcio - são tantos microtraumas que se torna crônico e o organismo não consegue mais a reparação óssea do local modificando assim as bodas do corpo da vértebra (osteófitos marginais) tendo uma aparência de bico, surgindo assim a expressão bico de papagaio."
      A má postura é a principal vilã!!!
      Recomendo seguir o tratamento clínico, procurar um fisioterapeuta para realizar Reeducação Postural Global e posteriormente exercícios propriamente ditos como no Pilates!!!

      Excluir
  16. Nooooosssa tá todo mundo ruim de coluna mesmo...e eu tb ..Parabens pelo blog e as respostas de excelente entendimento...adorei...tb estou com muitas dores meu rm de cervical deu espondilouncoartropatia degenerativa ( segundo meu médico é cirurgia) e o meu rm lombar deu espondilodiscopatia degenerativa, que são cervicalgia e lombociatalgia, FAZEM 2 meses e não melhoro, tomei muita medicação..resolvi passar no reumatologista...isso não melhora...é estranho..não é...quero saber a exata causa..é inflamação que está causando..ou o que...o que acha? obrigado pela atenção...ah.tb sou bancaria..8 horas sentada mais transito de SP...é dificil..morro de dor...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As terminações em "algia" significa dor (cervicalgia - dor na coluna cervical, lombociatalgia dor na região lombar e todo segmento do nervo ciático).
      Segundo o que me descreveu, está com problemas de má postura e um déficit de exercícios muito grande!!!
      Prescreveria Fisioterapia convencional (analgesia) e cinesioterapia e posteriormente Reeducação Postural Global!!! A hidroterapia é uma opção a ser considerada e depois de sair do quadro álgico realizar exercícios físicos (procure um profissional educador físico)
      Lembre-se que é apenas uma "orientação", procure sempre um profissional devidamente habilitado para prescrever um tratamento adequado, tanto quanto um médico, fisioterapeuta e ou educador físico!!!
      Espero ter ajudado!!!

      Excluir
  17. olá boa noite ,meu nome é ana cristina.recentemente fiz exame de ressÔnancia da coluna cervical devido a fortes dores que tem irradiado para ombros ,cotovelos,punhos e mãos,com dormências e perca de forças e dor na nuca todos os dias.o resultado foi :foco de hipersinal localizado no corpo vertebral de c7,devendo estar relacionado a foco lipoangiomatoso.e pequena protusão posterior do disco vertebralde c5-c6,que comprime levemente a face ventral do saco dural.esse exame foi realizado em sequências sagitais ponderadas em t1,t2,além de sequênciaaxial ponderada em t2.pois já tenho passado por sessões de fisioterapias,acunpumturas e rpg,desde de fevereiro e confesso que a melhora é impercepitível pois há dias que não suporte ficar nem muito tempo sentada ou em pé.pois ainda na ressonância da lombar, deu um discreto abaulamento discal difusode l4-l5indentando levemente a face dural e ocupando parcialmente as bases dos respectivos forames neurais,sem manter evidente contato com as raizes neurais emergentes correspondentes,e corpos vertebrais com altura,intensidade de sinal e alinhamento posterior preservados, observando-se incipientes osteófitos marginais.foram realizadas sequências multiplanares ponderadas em t1,t2et2 com saturção de gordura.conclusão fortes dores na lombar que irradia para as pernas com formiganentos,que devido a trabalhar em uma cosinha de escola municipal com uma carga horária de 9:48,já não conseguia mais executar o meu serviço e a minha ortopedista teve que me afastar do serviço.gostaria de saber o que significa o diagnóstico acima citado,desde já agradeço e DEUS o abênçoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana embora ter descrito o que está relacionado no exame R.M. para poder fechar um diagnóstico preciso de seu quadro seria necessário realizar uma anamnese e alguns testes físicos entre outros para se fechar um diagnóstico. Temos que trabalhar com uma hipótese diagnóstica de cervicalgia, com possível uncoartose e espondilolise com compressões por má postura ou por estresse da estrutura óssea.
      Caso queira um diagnóstico preciso procure um ortopedista de sua confiança e peca para que lhe dê um diagnóstico do seu quadro.

      Excluir
  18. Olá.Li o post e os comments com muita atenção.Tenho bico de papagaio,sempre judiei muito da minha coluna com pesos e artesanatos,além de ter na família uma avó que ficou corcunda de fato.Há uns dez anos atrás soube que sofria de hipertiroidismo e meu medico usou três doses de iodo radioativo como tratamento e em seguida comecei a ter sintomas terríveis na nuca.Dores,mas a pior delas a sensação de que um nervo está esticado e essa sensação sobe pra região da cabeça me afetando até um pouco da visão.Fiz um exame e acusou uncoartorse,como o da maioria acima.Tenho algumas crises periódicas,mas passam logo,até pq faço atividade física diaria.Só que estou com uma crise ha mais de um mês,desde que o frio pegou aqui no sul,e estou tratando com anti-inflamatórios.Gostaria de saber se é normal esse problema afetar a região da cabeça,pq braços pernas,eu sinto a mesma sensação de um nervo esticado em toda a extensão do corpo.É horrível,me tira toda a concentração,e sei que não ajudo muito,pois acabei viciada em ´ posições que me prejudicam mais.Estou tentando me policiar quanto a isso,mas sei lá...ando assustada.Não tentei nenhum desses tratamento,até pq nunca tive uma crise tão longa como essa.
    Tenho 48 anos e estou no climatério pra ajudar,estou com a saúde em dia,e tenho lido a respeito,e em todos textos parece tudo muito ligado uma coisa na outra.O me incomoda é esse mal estar na nuca e na cabeça
    Está correto?Espero sua resposta.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonima seu quadro de uncoartrose nada tem haver com a visão, podendo ser por outros problemas físicos, psíquicos ou hormonais...
      Procure seu médico e um bom profissional fisioterapeuta e viva sem dores.

      Excluir
    2. Olá
      O tratamento com iodo radioativo pode sim ter colaborado para essa situação, ele tem alguns efeitos colaterais (ex xerostomia e obstrução da via lacrimal) que pode diminuir também outros fluidos corporais. Consulte um endocrinologista e um ortopedista os quais indicará o tratamento adequado.

      Excluir
  19. Tenho 42 anos, fiz um rx da coluna cervial q constou UNCOARTROSE, há 1 e meio sinto q minhas juntas estalam muito, não sinto dores GRAÇAS A DEUS, mas tô desesperada e queria saber a evoluçao desse problema e o tratamento, minha vó teve problemas nos ossos, será q foi isso? E qual a relação entre artrose e osteoporose????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo artrose generalizando seria um desgaste das superfícies articulares causando processo inflamatórios intensos, dores e diminuição da amplitude de movimento articular, já a osteoporose seria a não absorção do cálcio e enfraquecimento ósseo juntamente com outros problemas (vitamina D, Ácido Fólico e etc).
      Procure um médico para prevenir uma futura complicação em seu quadro...

      Excluir
  20. Olá, estou corrigindo e complementando meu comentário acima: meu nome é Jovita, tenho 42 anos, 74 k e 1.56, fiz rx da coluna cervical há um ano atrás qdo constou:SINAIS DE UNCOARTROSE, fiz outro rx agora q constou:UNCOARTROSE, os sintomas q tenho são:mãos dormentes somente qdo durmo, muitos estalos nas juntas, principalmente no joelho e tornozelo esquerdo, ontém acachei e ouvi os meus 2 joelhos tipo c/ areia dentro, não sinto dores nenhuma, ESTOU DESESPERADA,póis tudo q leio e o médico disse q não tem cura e pode até parar de andar, PELO AMOR DE DEUS DR°. ESCLAREÇA MINHAS DÚVIDAS: dizem q minha avó morreu de idade mas c/ problemas nos ossos, será q é hereditário? Li q esse problema é mais comum depois dos 50, pq eu c/ 42?Qual a evolução do problema, ou seja, as faces e o tempo q leva?Qual a relação c/ artrose e osteoporose, artrite? Que exercícios posso fazer? Minha casa tem 42 degraus de escada, isso é prejudicial ou ajuda? Por favor DR° me esclareça e fique c/ DEUS.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom seus comentarios sobre os varios prlms de colunas aqui citados ! Parabens doutor .
    Obrigado e que Deus te abencoe
    Ismael

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde!
    tenho 27 anos.
    Por gentileza, um tombo pode provocar uma Uncoartrose?
    Há seis meses caí com o pescoço virado para traz, foi horrível, fiquei imóvel e sem ar por um instante... desde então sinto muitas dores no lado direito das costas. Na época não dei muita importância,mas agora a dor começou a piorar, principalmente na região do pescoço... então procurei um ortopedista, fiz uma radiografia (sintomas de Uncoartrose)...estou muito preocupada... será que esta doença está relacionada ao tombo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutor,
      o Raio X da coluna cervical AP-P deu os seguintes resultados:
      - retificação do cervical na posição de exame
      - espaços discais mantidos
      - altura dos corpos vertebrais preservados
      - sinais de uncoartrose de C3-C4.
      o ortopedista me receitou um remédio p/ dor (Flancox)e alongamento. Será que devo procurar outro especialista, pois só comecei a ter fortes dores, principalmente do lado esquerdo, após o tombo.
      Obrigada!

      Excluir
    2. Olá Anônimo... A unco-artrose é principalmente causada por má postura, o seu "tombo" poder ser que tenha agravado o quadro clínico da uncoartrose. Alongamento não seria o tratamento mais adequado mas sim ums reeducação postural através do RPG, Pilates clínico e fisioterapia convencional.
      Viva sem dor, exija de seu médico fisioterapia.

      Excluir
  23. olá doutor. Recebi o resultado de uma tomografia computadorizada, pois passei 40 dias sentindo fortes dores no pescoço, trapézio e braço direito com dormência em três dedos. As dores só diminuiram depois de tomar tres caixas de Tramadon e injeções. O resultado do exame concluiu o seguinte: Retificação da lordose cervical fisiológia. Espodiloartrose. Discopatia degenerativa cervical inferior. Complexos discos-osteofitários posteriores em C5-C6 e C6-C7 conforme descrito acima.Estou preocupada com este diagnóstico, é preciso aloguma cirurgia? Agradeço por algum esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, cirurgia quem pode prescrever é o clínico, mas lembre-se de esgotar todas as alternativas de tratamento antes de realizá-las.
      Seu quadro é muito delicado. procure um fisioterapeuta para fechar um diagnóstico mais preciso para a realização do tratamento mais adequado.

      Excluir
    2. Olá Anônimo, apenas o clínico pode prescrever uma cirurgia, mas temos que esgotar todos os tipos de tratamentos antes de realizá-las.
      Seu quadro clínico requer um pouco mais de investigação (anamese) procure um fisioterapeuta para fechar um tratamento mais adequado!!!

      Excluir
  24. Boa tarde..
    Drº Luciano Barbizan.
    Parabéns pelo maravilhoso Blog e sua leitura explícita.

    Fiz um raio x da coluna com laudo por sentir muitas dores lombar,e dores no pescoço que se erradia para os ombros e cotovelos,e o resultado foi o seguinte.

    CERVICAL
    Retificação da lordose cervical.
    Corpos vertebrais de estrutura óssea normal e configuração anatômica.
    Redução do espaço discal C5 -C6

    TORACOLOMBAR
    corpos de vertebrais de estruturas óssea normal e configuração anatômica..
    espaços intervetebrais conservados.
    pedículos e articulações interapofisárias sem alterações

    LOMBOSSACRA
    Retificação da lordose lombar.
    Sinais de espondiloartrose lombar com osteófitos marginais anteriores.
    Redução do espaço discal L4 -L5.

    Quando ando por uma longa distância,sinto muita dor nas costa,talvez por andar mancando,já que tenho artrose no joelho esquerdo.
    Meu Ortopedista não nos dá muito detalhes,por isso gostaria de saber do Drº qual é a melhor opçao e a gravidade da doença.
    Desde de Já agradeço.

    Conto com alguém que possa me dar esse parecer.

    Desde já agradeço.
    Carlos Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Silva. Exija mais de seu ortopedista, tem obrigação de esclarecer sobre seu quadro clínico ou diagnóstico.
      Nas informações acima relatadas seu quadro requer uma atenção maior para que não apresentem uma complicação maior futura.
      Procure um fisioterapeuta e aconselho Hidroterapia.

      Excluir
  25. Boa noite

    Tenho tido algumas dores cervicais. Tenho episódios de fraqueza nos braços e pernas acompanhados por formigamento nos pés e debaixo das unhas das mãos. Durante algumas alturas tenho sintoma vertiginoso. Fiz uma ressonância magnética à cervical que deu os seguintes resultados:
    - Redução da altura do disco C3-C4, notando-se complexo disco-osteofitário posterolateral esquerdo, associado a uncartrose, reduzindo o calibre do foramen onde cursa a raiz C4.
    -Em C5-C6 regista-se hipertrofia da articulação uncal esquerda, estando diminuído o calibre do buraco da conjugação.
    - Nos restantes níveis está tudo OK.

    Gostaria de saber o que fazer, nomeadamente que tipo de profissional me pode ajudar, e se é necessário cirurgia ou basta fisioterapia.

    Agradeço
    Manuel Nogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuel, imagino que você terá que cuidar desde sua alimentação. Aparentemente também deva estar com escoliose discreta e má postura.
      procure um ortopedista, fisioterapeuta, nutricionista.
      Faça exercícios com acompanhamento para não causar mais lesões na coluna.
      Como ja disse anteriormente, só o clínico pode prescrever cirurgia, mas temos que esgotar todas as possibilidades de tratamento antes de realizá-las.

      Excluir
  26. OI fis uma tomografia da coluna cervical e deu que esto com incipiente artrose cervical o que significa isto é grave.tenho dormência nos braços e nas pernas.e muita dor.

    ResponderExcluir
  27. olá dr. meu laudo da col. cerv. diz o seguinte: corpos verteb. com altura preservada, REDUÇÃO DA ALTURA DOS ESPAÇOS INTERVETEB. C4-C5 E C5-C6, pedículos íntegros, INSTABILIDADE DE C7-D1, uncovertebrais de aspecto anatomico. Gostaria de saber o que significa os dois ítens em letras maiúscula. Há uns 2 meses atras tive dores (suportáveis) no pescoço e pedi para que meu médico (clínico geral) solicitasse o exame, já que não tenho acertado muito bem com ortopedistas... claro que irei procurar outro , mas poderia me ajudar... será que a tendinopatia e bursite que tive no ombro direito, há uns 8 meses atras, pode estar relacionada ? ainda estou limitada em certos movimentos no braço direito, mas não perdi as forças, somente não consigo eleva-lo.Não é caso cirurgico! Adoro fazer academia e desde que tive problemas com o ombro, parei por um tempo, e agora que tinha esperança de voltar a malhar, veio este resultado da cervical...me ajude: isto tem como ser revertido ?caso contrário, que tipo de tratamento o sr. me aconselha, para que eu possa ter uma recuperação mais rápida. Obrigado (meu nome é Leila e tenho 47 anos)

    ResponderExcluir
  28. Olá Dr!!!
    Me chamo Mari e tenho 42 anos, estava sentindo muiiiita dor de cabeça, náuseas, vômitos, dormência nos braços e mãos, emuita dor no pecoço e abaixo.

    No laudo do Rx deu lesões liticas da C2 à C5, e discopatia e espondilose da C5 à C7.

    No laudo da tomografia deu:
    Redução dos espaços discais invertebrais C5-C6/C6-C7
    Tênues osteófitos marginais aos corpos vertebrais de C5-C6-C7
    Espondilose cevical incipiente.
    Não existe evidência de protusão discal.
    Estruturas ósseas integras.

    Se puder me dar uma luz em relação ao laudo, eu agradeço, pois minha consulta é somente em novembro, e até lá terei filhos verdes de ansiedade...hehehh!!
    Desde já obrigada!!!
    Abraços!!
    Mari

    ResponderExcluir
  29. Ola Dr.
    meu nome é Elisa, tenho 47 anos
    Fiz Rx da coluna cervical e constatou que tenho Espaço discal reduzido entre C-5 e C-6, osteofitos anteiror e uncoartrose insipiente neste nível.
    Sinto dores nos braços, axila direita e também no pescoço.

    Ja tomei alginac 1000, e fisioterapia e não melhorou .
    Gostaria de algum remédio para regenerar as cartilagens.
    Como tenho dores nos braços será que devo ir em um reumatologista?

    Obrigado!
    Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG
      Ola Elisa, deve ser o mesmo que eu tenho: redução C5 e C6, dor na parte traseira do braço, escápula e axila parece inchada face alguns movimentos como folhar e de extensão do braço. Já tomei toda sorte de anti-inflamatórios, beum, miosan e fiz muita fisioterapia. Já estou perdendo as esperanças de cura.

      Excluir
  30. Boa Tarde

    Meu nome é Manuel e recentemente sofri um acidente de viação de mota, tendo sido atingido por a pá de uma retro-escavadora na cabeça "capacete" por cima do olho direito.
    Feita a ressonância magnética os resultados são:

    Informação clínica: "Entorse cervical sem aparente lesão aguda. Dores na flexão C4 e C6".

    Técnica: Planos sagitais T1 e T2. Planos axias T2 e T2*. Planos sagitais T1 após contraste paramagnético.

    Resultados: O estudo efectuado revela a presença de hérnia do disco C4-C5, posterior paramediana esquerda, condicionando desvio da raíz adjacente, com discreta migração superior, obliterando o espaço subaracnoideu e condicionando discreta deformação da face adjacente da medula. O disco aflora a extremidade proximal do canal de conjugação esquerdo, sem o penetrar. Nos planos axiais efectuados parece existir descontinuidade ligamentar no plano da hérnia referida, o que contudo não observamos nos planos sagitais.
    Procidência posterior difusa disco-osteofitária em C5-C6, condicionando redução do espaço subaracnoideu adjacente, admitindo-se contacto radicular à direita.
    Presença de fenómenos de uncartrose contribuindo em C5-C6 para a redução do calibre dos canais de conjugação, de modo mais evidente do direito. A nível de C6-C7 existem igualmente fenómenos de uncartrose contribuindo para a redução do calibre do canal de conjugação esquerdo comparativamente ao contralateral.
    Não há evidências de ganhos anómalos de sinal após contraste.
    A imagem medular não apresenta alterações de emissão de sinal no seu seio.
    Não são evidentes alterações de conteúdo nem do continente a nível de charneira occipito-cervical e a nível dorsal alto (até D3).
    Não se detectam desalinhamentos ósseos na posição de estudo nem alterações significativas da estática.

    Também fiz o exame ao sistema nervoso (EMG do MSD) efectuado no braço direito tendo como conclusão:

    O exame realizado não revelou sinais de lesão do plexo braquial direito e de lesão das raízes cervicais direitas C5-C6 a C8.

    Perante o resultado destes exames agradecia a sua opinião, qual o melhor tratamento.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Doutores, Tenho uma estenose de Forenes de Conjugação na coluna lombar. Meu médico não quer fazer uma cirurgia por ter osteoporose no local e mandou-me para um reumatologista a fim que recupere o mais rápido possível a minha coluna da Osteoposose, mas não sei se conseguirei ficar um ano recuperando, pois as dores são muitas. Mandou-me também para um médico de Controle das dores, pensando que me seja colocada um saco de morfina, para ir injetanto a pouco e pouco, até que tenha os ossos com condições da operação. Vi que em Miami, há uma clínica na sua Universidade, que recupera isso com uma cirurgia não invasiva e através de atitudes com raio lazer. Na vossa opinião, o que devo fazer, pois estou desesperada. A minha região afetada é em L5,L4 e L3. Como devo proceder? Ir a Miami, eu posso, e vou fazer exames de muito boa qualidede e mandar para algumas clinicas, através de CD e os seus respectivos ludos médicos. Já comecei a traduzir o de Inglês, mas será que aqui não fazem, sem ser mecânico, com a introdução de pinos?

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  32. ola dr. chamo me sarah silva fui submetida a uma ressonância magnética a coluna cervical, tendo em conta que tenho dito muitas dores na zona das costas e afecta me o pescoço e também o braço direito, minha duvida é, a conclusão foi que tenho sinais degenerativos de uncartrose em c5/c6 à direita, sem condicionar contudo significativa estenose foraminal homo-lateral, sou auxiliar num jardim de infância, dento em conta que meu trabalho requer que eu faça limpezas esteja sempre a mover me a carregar pesos por vezes, sendo assim, a duvida torna se laboral com esse problema mesmo eu sendo medicada posso trabalhar a mesma nas mesma condições, eu tenho direitos a rever minha rotina laboral? obrigada e parabéns pelo blog ^^

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, a aproximadamente 60 dias fiz a cirurgia de artrodese de coluna cervical, onde implantaram em mim 4 parafusos e 2 placas, logo apos a cirurgia senti algumas alterações em meu lado esquerdo como dormencia, falta de força, contração muscular e sensibilidade a agua, meu neuro pediu uma ressonancia para ver até que ponto as terminações nervosas foram afetadas e o laudo é o seguinte:areas com ausencia de sinal em todas as sequencias, projetadas nos corpos vertebrais c5 e c6 compatíveis com artefatos de susceptibilidade magnetica, retificação de lordose cervical fisiologica,desidratação dos demais discos inverterais estudados, area mal delimitada arredondada de hipersinal em t2 e stir comprometendo a superfície anterior e lateral a esquerda da medula cervical ao nivel c5 e c6. por favor me explique essa análise da ressonancia!

    ResponderExcluir
  34. Bom Dia,
    Tenho um problema na cervical, devidamente diagnosticada de protusão cervical C5 C6.
    Fui aconselhada em Portugal a fazer um tratamento de PST Ortho (Pulsed Signal Therapy )
    Esse tratamento de 9 sessões custa cerca de 1100.00 Euros, e gostaria de saber se tem conhecimentos de casos de sucesso, uma vez, que é uma Tecnologia já instalado no Brasil. (http://www.biomagnetica.com/.
    A minha dúvida é se a PSt, resolve a Protusão ou se apenas atenua o agravamento.


    ResponderExcluir
  35. boa tarde,
    fiz uma ressonância magnética constatou:

    1- Discretos sinais de uncoartrose á esquerda em C6-C7,
    reduzindo suavemente a amplitude do respctivo forame neural.

    2- Protusão discal posterior da base larga em C6-C7,
    comprimindo levemente a face ventral do saco dural.

    3- Diminuta protusão discal posterior de base larga em C3-C4,
    tocando a face ventral do saco dural.

    pergunta?
    Essas uncoartrose e protusão tem cura? qual o tratamento? qual o remédio que devo tomar para aliviar a dor?

    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  36. boa tarde

    constatou na minha ressonância:


    1- Discretos sinais de uncoartrose á esquerda em C6-C7,
    reduzindo suavemente a amplitude do respctivo forame neural.

    2- Degeneração/desidratação parcial dos discos
    intervertebrais cervicais.


    3- Protusão discal posterior da base larga em C6-C7,
    comprimindo levemente a face ventral do saco dural.

    4- Diminuta protusão discal posterior de base larga em C3-C4,
    tocando a face ventral do saco dural.

    pergunta?
    Essas uncoartrose,degeneração/desedratação e protusão tem cura? qual o tratamento? qual o remédio que devo tomar para aliviar a dor?

    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  37. Boa noite.Me chamo Paula,mas na verdade estou aqui em nome de meu pai.Ele começou a apresentar infecções urinarias repetitivas e sempre tomava remedio e nunca melhorava..sempre queixando dor lombar...acreditavamos que era renal..Porém,ele evolui com febre,vomitos e dor intensa.ficou hospitalizado 3 x com diagnostico de pielonefrite..ate que um *cardiologista* q estava d plantão na emergencia,solicitou um raio x para ver se tinha calculo renal..e revelou que atraves do raio x ele viu que meu pai tinha *a pior coluna que ele ja tinha visto na vida*. A partir dai fomos pra outra cidade.E atraves de exames como TC e RM foi constatado que ele tinha muito pús...várias coleções na região lombar e até no musculo psoas..alem disso,ele apresentava um processo degenerativo na L4 e L5 de forma que elas * desmoronaram* e reduziram o forame das duas vertebras ocasionando compressão radicular.O diagnostico é de espodilodiscopatia degenerativa,além de alguns hemangiomas,osteofitos e protusões de discos intervertebrais..Ele estava com o PCR de 300 e ficou hospitalizado tratando a infecção por 42 dias..e ja faz 1 ano q ele faz uso do Avalox (antib).A questão..é que nadaa no mundo tira a dor dele..morfina tramal gabapentina tilex..corticoide nadaa e ele sofre absurdamente.os medicos não querem operar.pq ele teve a grave infecção e relatam que se colocarem protese q a infecção pode generalizar.Mas sei que existe o bloqueio e que muitos relatam ser uma boa terapia p dor.O que vc poderia me indicar p tto p alivio da dor..ja nem sei mais oq fazer...oq vc pode me falar sobre o bloqueio...como funciona..o que me indicaria...pq neurocirurgioes..ja fomos em uns 4.

    ResponderExcluir
  38. Tenho 27 anos de idade, trabalho como administrativo. E de quatro anos para cá eu comecei a sentir dor no pescoço, sensação também de peso, sinto minha cervical inflamada, agora comecei a sentir dores no meu braço direito, adquiri uma tendinite no dedo polegar esquerdo, uma bursite no braço direito. Agora descobri em ressonância magnética, que tenho uma retificação na cervical o que desgasta os discos C3 E C6. será que tem cura para esse problema central, como posso ficar boa ou minimizar minha dor?

    ResponderExcluir
  39. fiz um exame rx colona e coluna drso-lobar resoltado REDUÇÃO DOS ESPAÇOS INTERVERTEBRAIS C3-C4.
    COL.DORSO-LOMBAR:
    OSTEOPENIA.
    FORMAÇAO OSTEOFITICAS AO NIVEL DOS CORPOS VERTEBRAIS E DE L5-S1
    REDUÇÃO DEVARIOS ESPAÇOS INTERVERTEBRAIS E DE L5-S1
    PEDICULOS INTEGROS.

    ResponderExcluir
  40. dr,ja faz 1 mes que tive um mal estar com tonturas ,enjoos ,e sensação de diarreia .
    fui ao PS e o medico diagnosticou como virose ,me administrou soro com dramim e vitamina B.Fui para casa melhor no dia seguinte tive as mesmas tonturas aí corri para o hospital do coração porque tinha muita taquicardia,lá também soro,dramim após todos os exames cardiologicos ,enfim a crise vinha e voltava até ser atendida novamente em hospital do rio ,me viraram do avesso apontaram labirintite ,tomo Labirin 16 mg de 8 em 8 hrs ,mais ainda tenho crises com enjoo mal estar e muita dor de cabeça com dormencia nas pernas e braços .
    fiz a ressonancia magnetica e deu ,reduçÀODA AMPLITUDE DOS FORAMENS NEURAIS BILATERAIS ,da c4c5,c5c6e a direita c3-c4 por provavel uncoartrose associada ,desidratação dos discos intervetebrais com redução de altura de c3c4 e c4c5.Osteoartrose incipiente e discopatia degenerativa cervical .Enfim tudo isso pode esta potencializando a labirintite ???
    faço quiropraxia ,devo fazer mais alguma coisa especifica enquanto estou com esta labirintite que não acaba nunca ???Estou aflita ,se puder me orientar fico muito grata

    ResponderExcluir
  41. pessoas com esses problemas podem praticar fisiculturismo?

    ResponderExcluir
  42. Realizei um RX DA COLUNA CERVICAL e o Relatório é o seguinte: a) Eixo cervical com curvatura lordótica retificada; b) Espondilouncoartrose; c) Aparente anquilose nas faces anteriores de C4 a C7; d) Redução dos espaços discais em C5-C6 e C6-C7; e) Ausência de costelas cervicais; f) Calcificação alongada de cerca de 2 cm, projetando-se em partes moles posteriores a C5 e C6. Não sinto dor na nuca ou nos membros. Mas desde alguns meses tenho sentido fraqueza nas pernas e chego a cair por falta de forças. Além disso não estou mais conseguindo pegar um talher, um copo, etc, pois minha mão não está obedecendo aos meus comandos. Fiz uma tomografia e nada acusou quanto a AVC. O que pode estar acontecendo comigo? Talvez uma compressão do nervo espinhal? Será que terei que realizar uma cirurgia: Posso continuar fazendo fisioterapia das mãos e pernas? Quando fui realizar fisioterapia para melhor mobilidade do pescoço, minhas pernas amoleceram e eu cai.

    ResponderExcluir
  43. Doutor realizei um Raio x da coluna vertebral e deu discreto desvio lombar para a direita, será que isso pode me impedir de entrar na Policia militar?

    ResponderExcluir
  44. Boa noite,

    Fiz um RX cervical,foi diagnosticado Uncodiscopatia visível entre C5-C6 e C6-C7,poderia me explicar o que significa e se tem tratamento?

    ResponderExcluir
  45. DOUTOR tenho uma dor diária muito forte no pescoço e na cabeça , já faz 9 meses, fiz tomografia computadorizada do crânio conclusão: normal , fiz ressonância magnética de crânio conclusão :normal , fiz ressonância magnética da coluna cervical conclusão : pequena uncoartrose á direita em C3 - C4 , sem evidências de repercussões sobre as estruturas nervosas , faço fisioterapia e aculputura á 7 meses e não tenho melhora , comecei a sentir isso á pós um efeito chicote que tive dormindo em um onibos , meu medico já marcou a cirurgia para bloquear a dor , o q vc acha , grato !!!

    ResponderExcluir
  46. Bom dia! Alguém poderia me orientar, pois estou com uma dor na altura da C7, mas não diretamente na C7, parecer ser em um nervo que fica grudado a C7, é um ponto que fica queimando, quando passo a mão nesse ponto, sinto algo que parece um nervo, o que posso fazer para melhorar ou o que devo fazer?
    Grato.

    ResponderExcluir
  47. oi alguem poderia me orientar no resultado da ressonancia:Coluna cervical uncoartrose e artrose interapofisaria inferior/ desidradataçao discal difusa/ pequeno complexo disco osteofitico posterior em c4 - c5 comprimindo a face ventral do saco dural.
    E na lombar desidratação difusa do disco l5-s1, notando alterações degenerativas dos platos vertebrais apostos ( MODIC II)
    Gostaria de entender tenho muitas dores e quando levanto não consigo nem me vestir e determinadas posições que sento pra levantar é um sufoco!!!!!

    ResponderExcluir
  48. o que siginifica discos inter-vertebrais apresentando desidratação parcial e quais as conseguencias?

    ResponderExcluir
  49. Boa noite. Indivíduos com uncoartrose em C4-C5 podem praticar corrida de rua ou não é recomendado(10K a 21 K). Já estou tratando com fisioterapia (muitas contraturas no pescoço e ombros tb).
    Grato

    ResponderExcluir
  50. Boa noite! Sinto há muito tempo muitas dores na região do pescoço e na coluna região lombar. Fiz, conforme solicitação do ortopedista, uma radiografia da coluna cervical e da coluna lomb-sacra, sendo que o resultado foi "ausência de costelas cervicais, porém com apófises transversas de C7 proeminentes" e "leve atitude escoliótica para direita". Qual melhor tratamento? indicaria Pilates ou RPG para meu caso? Será necessário tratamento junto com remédios para amenizar a dor?

    ResponderExcluir
  51. boa noite, gostaria de saber com esses sintomas a pessoa pode se aposentar: Osteófitos marginais nos corpos vertebrais de C4 a c6, sinais de uncoartrose bilateral com redução do espaço discal de c5/c6, discreta reduçao do espaços discias de L1/L2 e L4/L5 e com a sindrome do tunel do carpo na mao esquerda.Pois, ha varios meses, estou afastado e o medico, me orientou a aposentar.

    ResponderExcluir
  52. fui diagnosticado com uncoartrose bilateral em c5, c6 e c7 isso me traz dores no ombro direito e dormi em cima dele nem pensar .fiz 10 sessões de RPG e senti um melhora razoal na dor ....mas se eu tentar ser eu mesmo no dia a dia ..a dor volta ...então ? sera que tem cura ou e so paleativo ...

    ResponderExcluir
  53. Tenho protusão discal na c7 comprimindo a face dural. Fisioterapia,analgésicos nada diminuiu a dor. Já usei todo tipo de remêdio até dimorfe por meses agora mudou para PACO que n vejo muita diferença da morfina do dimorfe. O qun faço? Fico sendo empurrada para NEUROLOGISTA-FISIOTERAPEUTA E ORTOPEDISTA que sô me dão morfina q a cada dia aumento a dose para ter alivio.

    ResponderExcluir
  54. DR.BOA NOITE,MINHA RESSONÂNCIA DA COLUNA CERVICAL DEU ,UNCOARTROSE,ASSOCIADA A REDUÇÃO DE AMPLITUDE DOS FORAMENS NEURAIS BILATERALMENTE DE C3-C4 a C6-C7.
    REDUÇÃO DA ALTURA E DA INTENSIDADE DE IMAGENS PESADAS T2 DOS ESPAÇOS INERSOMÁTICOS DE C3-C4 A C6-C7COMPATÍVEL A DEGENERAÇÃO DOS DISCOS.
    DESIDRATAÇÃO DO DISCO DE C2-C3
    PROTUSÕES DISCO-OSTEOFITÁRIAS C3-C4 A C6-C7 INDENTANDO A FACE VENTRAL DO SACO DURAL.
    TIVE UM PRBLEMA DE RIGIDEZ GERAL DOS MÚSCULOS DO CORPO E DOR INTENSA,FQUEI NA EMERGÊNCIA TOMEU TRAMAL E ATÉ MORFINA,A MINHA DOR NÃO MELHORAVA.E TAMBÉM TENHO DOR DIRETO NOS BRAÇOS E OMBROS.E SEMPRE TENHO DOR GENERALIZADA.COM CARINHO. IVANIR-64 ANOS.MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  55. EU WEMERSON GOSTARIA EM SABER OQUE DEVO FAZER O MEU MEDICO FALOU QUE ESTOU DO EXAME RESSONÃNCIA DA COLUNA LOMBA DEU DESIDRATAÇÃO DEGENERATIVA DOS DISCOS LOMBARES SERA QUE TEM FAZER UMA CIRUGIA AQUI VAI MEU LARISSA_FARIAS_1@HOTMAIL.COM SIM VC PODER NE AJUDAR MANDA UM RECADO PARA MIM OBRIGADO FICAR COM DEUS

    ResponderExcluir
  56. ruifernandomoraes@hotmail.comsexta-feira, agosto 30, 2013 9:49:00 PM

    boa noite sou o Rui fiz uma ressonância magnética q apresentou .Discopatia degenerativa em L5-S1 com reduçao do espaço discal osteofitose marginal desidrataçao do disco,tambem em L4-L5.Protusão discal difusa L5-S1 contato face ventral do saco dural, predominio paramediana e foraminal a direita,compressão sobra a raiz nervosa intracanal de S1.artropatia facetária degenerativa Incipiente L5-S1 e emL4-L5,espessamento ligamentos amarelos, estenose do canal medular.Q faço? Obrigado

    ResponderExcluir
  57. Olá, espero ter uma resposta significativa nesse blog. Comecei com uma terrível labirintite e fui diagnosticada uncoartrose C4 e C5. O pescoço dá um nó. Já tinha uma escoliose toráxica desde os 15 anos e deu nisso e muito mais. Além de dores, falta de força para sustentar o pescoço, o que está me matando é a permanente falta de equilíbrio. Qual o tratamento correto? Isso não tem cura, certo?

    ResponderExcluir
  58. Olá, espero ter uma resposta significativa nesse blog. Comecei com uma terrível labirintite e fui diagnosticada uncoartrose C4 e C5. O pescoço dá um nó. Já tinha uma escoliose toráxica desde os 15 anos e deu nisso e muito mais. Além de dores, falta de força para sustentar o pescoço, o que está me matando é a permanente falta de equilíbrio. Qual o tratamento correto? Isso não tem cura, certo?

    ResponderExcluir
  59. Dr, meu nome é Maria Helena - meu filho tem 19 anos, fez um Rx e um dos diagnosticos deu ESCOLIOSE LOMBAR COM CONVEXIDADE PARA ESQUERDA - Ao voltar com o profissional, me disse que é apenas problemas de postura, que precisa corrigir, isto em outubro de 2012, não sente dores nas costas, coluna ou outra região, mais revendo os exames, os quais quero repetir, e ao ler sobre, fiquei preocupada. Gostaria que me orientasse, pois ele é um pouco obeso, faz algumas restrições alimentares, mas não consegue emagrecer, os vários exames de sangue que fez todos os resultados foram bons(colesterol, triglicere, diabetes, etc) - por favor conto com sua ajuda!!

    ResponderExcluir
  60. Olá, Dr. Tenho 45 anos e a poucos dias atrás fui submetido a um exame de ressonância magnética e o meu laudo indica discopatia degenerativa e hérnia discal. O que é isso? tem cura? Sinto muitas dores.

    ResponderExcluir
  61. edu -- fiz artrodese em c5-c6-c7 comuso de cage e placas queria saber se posso pegar peso pois sou tec enfermagem e trabalho na assistencia posso fazer fisioterapia sem medo ja tem 1 mes que eu fiz esta cirurgia

    ResponderExcluir
  62. Dr,
    Sou professora e escrever no quadro não tem como observar postura. Sempre uma parte estará desproporcional. Pergunto: Existe um colete que me auxiliaria no exercício dessa função ou vou precisar de um afastamento do trabalho enquanto estiver fazendo as sessões de fisioterapia, pois tenho sentido parestesia na mão esquerda com muita frequência e isso me traz desconforto e um pouco de nervo. Como você me aconselha a ter uma rotina de trabalho com qualidade? Obrigada por sua atenção.

    ResponderExcluir
  63. Sinto muitas dores de cabeça que se iniciam com dor no pescoço, normalmente sobem pelo lado direito até a dor de cabeça em si.
    A impressão que tenho é que o cérebro esta maior do que o crânio.
    Fui ao ortopedista e o laudo do RX foi o seguinte:
    - Osteofitos incipientes.
    - Redução do espaço discal entre C5-C6.
    - Sinais de uncoartrose.
    Não sinto nada nos braços, meu problema é somente dores intensas de cabeça que ma faz as vezes tomar 06 Dorflex, 02 por vez de 06 em 06 horas e muitas vezes não adianta.
    A dor as vezes é tão intensa que dá enjoo, deitado e pressionando a fronte (testa na altura das sobrancelhas) da a sensação de melhora, mas não e no dia seguinte chego a ficar com torcicolo.
    Tomei os remédios Miosan CAF, 1 comp antes de dormir e Spidufen 600 de 8 em 8 horas. Melhorou muito,mas quando os remédios acabam os sintomas voltam.
    O que podem me dizer a respeito?

    ResponderExcluir
  64. Oi dr. Meu nome é simone tenho 23 anos e mais ou menos com 13 anos eu comecei a sentir dor e um barulho como se fosse uns estralos na coluna, fiz raio- x e nao teve nem uma alteracao mais como e pq acontecem esses barulhos? O meu ortopedista disse q eu era muito nova pra q isso acontecesse. Ai ele falou q era lombalgia cronica . .
    Enquanto esses barulho o q pode ser? Boa tarde

    ResponderExcluir
  65. Recomendo o travesseiro da Kenko Patto pois eles são ótimos, muitos elogiam ele, segue o site Travesseiro Magnético Anatômico http://travesseiro-nasa-magnetico.com.br

    ResponderExcluir
  66. Oi dr. aos 12 anos de idade fiz fisioterapia pra coluna na época melhoria pois sentia fortes dores tive um filho cesário aos 17 anos e hoje com 32 anos,de uns 2 anos pra cá venho sentindo fortes dores na coluna fiz raio x da lombar e cervical e nao deu nada mais a cada dia só pioro pela manha ao levantar acordo patinando dore por todo corpo como se estivesse dolorido e acoluna na parte do pescoço e na nuca tao doente que nao posso nem com 1 kg e entao fiz uma rm da cervical e deu retificaçao da lardose fisiológica lombar e desidrataçao discal parcial generalizada acha que isso é só do meu peso mesmo tenho 17 kg a mais do meu peso a um mes to fazendo hidrogisnática e no melhoro pra qual exercício fisíco devo fazer sinto que aos 40 anos nao tarei nem andando me ajude o que devo fazere que remédio tomar...

    ResponderExcluir
  67. Boa Tarde,
    Dr. Gostaria de saber o que significa ausência de colunas cervicais ? E o que afeta ? O que fazer para melhorar ?

    ResponderExcluir
  68. Bom dia,
    Tenho uncoartrose na ,c4,c5 e c6 faço acupuntura onde tenho tido ótimos resultados, a médica me liberou para fazer exercícios para fortalecimento muscular e perca de peso pois devido a falta de exercício estou com sobrepeso, e apesar dos fisioterapeutas indicarem pilates (embora que a fisioterapia não adiantou nada para mim) ela afirmou q posso fazer musculação, realmente posso?

    ResponderExcluir
  69. boa tarde gostaria de saber o resultado de meu exame pois tenho muitas tonturas foi assim:retificação da lordose cervical fisiologica.
    redução do espaço discal em c5-c6 associada a osteofitose anterior e uncoartrose principalmente a direita,processos costeliformes em c7 bilateralmente ,maior a esquerda.

    ResponderExcluir
  70. Grato por todas suas explicações. Grato!!! Axé!!!

    ResponderExcluir
  71. Bom dia!!!
    Tenho 25 anos, fiz um raio-x e deu o seguinte resutado: REDUÇAO DESPROPORCIONAL À ALTURA DOS ESPAÇOS DISCAIS ENTRE L4 L5 E L5 S1. o que isso quer dizer? Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  72. FIZ UM RAIO X E DEU DISCRETA DIMINUICAO NO ESPAÇO DISCAL C4- C5-C6 O QUE E ISSO . OBRIGADA LUCIA

    ResponderExcluir
  73. Olá meu nome Sandro ,

    Já estou de consulta marcada com u especialista , mais gostaria da sua opinião , pois já estou com alguns sintoma de dormência e formigamento na direita e esquerda e dores no pescoço, fora isto gostaria de saber se preciso me afastar do trabalho pelo INPS ou bastaria seções de fisioterapia, pois sou gerente de uma empresa e trabalho boa parte do dia sentado em minha mesa com meu notebook somente serviços administrativos.
    Desde já agradeço pelo seu auxilio.

    LAUDO
    Transição crânio-cervical sem alterações significativas.
    Corpos vertebrais com alturas e alinhamento posterior mantido, com pequenos osteófitos marginais.
    Pedículos e lâminas íntegros.
    Desidratação dos discos intervertebrais cervicais, com pequena redução na altura associada em C5-C6.
    Pequeno abaulamento discal posterior em C3-C4, que toca o saco dural e reduz discretamente a amplitude dos forames neurais, em associação com discreta uncoartrose.
    Mínima proeminência discal posterior em C4-C5, não compressiva significativa.
    Protrusão disco-osteofitária posterior, lateralizada à esquerda em C5-C6, que comprime o saco dural, toca a face ventral esquerda da medula e a raiz neural emergente esquerda de C6, na entrada do forame, bem reduz bilateralmente a amplitude dos forames neurais, em associação com uncoartrose, predominando à direita.
    Complexo disco-osteofitário posterior difuso em C6-C7, com predomínio discal, que comprime o saco dural e reduz a amplitude dos forames neurais, em associação com discreta uncoartrose.
    Canal vertebral com boa amplitude.
    Medula de calibre, morfologia e sinal normal (melhor analisada no plano sagital T2).
    Musculatura paravertebral habitual para à faixa etária.
    Não houve realce anormal após o contraste.
    Impressão:
    Espondilodiscouncoartrose, reduzindo a amplitude dos forames neurais de C3-C4, C5-C6 e C6-C7, predominando à direita em C5-C6.
    Pequeno abaulamento discal posterior difuso em C3-C4, que comprime o saco dural.
    Protrusão disco-osteofitária posterior, lateralizada à esquerda em C5-C6, que toca a face ventral da medula e a raiz neural emergente esquerda de C6, na entrada do forame.
    Complexo disco-osteofitário posterior difuso em C6-C7, com predomínio discal, que comprime o saco dural.

    ResponderExcluir
  74. BM encontrar este site obrigada DR. pela sua ajuda aqui . gostaria de saber se posso contiuar fazendo exercícios e caminhadas leves e hidrioginática , tenho 71 anos e ja faço td isso a 4 anos ,e agora estou com esse plobelma na coluna e no joelho ,sinto dores e o corpo bem pesado , tomo a condoitriana e glucosamina, estou terminado os 3 meses de tratamento dado pelo meu médico ortopedista e tbm fisioterapia. agradeço pela sua atenção . Ivone S fernades

    ResponderExcluir
  75. Olá boa noite, trabalho desde os 13 anos e neste momento tenho 21, só a aproximadamente 2 anos vinha a andar na rua e simplesmente cai ficando completamente paralisado foi fazer uma serie de analises desde a RX á coluna cervical 4 incidencias, a tac e muitos mais, mas até agora nao me explicam nada o que diz na carta é : discopatia incipiente C5 e C6, possivelmente meta-traumática, salienta-se irregularidade da porção do prato superior do corpo da C6, bem como alguma densificação, sugerindo sequelas de lesão traumática. Esboça-se ainda uncartrose e artrose interapofisária posterior ao mesmo nivel propõe-se estudo em flexão e extenção forçadas.

    ResponderExcluir
  76. Bom dia, fui diagnosticada com "uncoartorse à esquerda de C5-C6 e reduçao do espaço discal de C5-C6, posso continuar com meu trabalho, que é pintura em tecidos e crochê?..

    ResponderExcluir
  77. eu tenho isso e nem sabia , por isso doi as costas , apezar da idade...rssss

    ResponderExcluir
  78. ULTIMAMENTE EU ESTAVA SENTINDO MUITAS DORES NO PESCOÇO E NO OMBRO PRÓXIMO A NUCA DO LADO DIREITO, NO OMBRO DO LADO ESQUERDO, FIZ UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E O LAUDO SAIU COMO ARTROSE UNCOARTROSE ENTÃO EU ESTAVA PESQUISANDO NA INTERNET O QUE PODERIA SER A CAUSAS E OS TRATAMENTOS VENDO O SITE DE VOCES FIQUEI BASTANTE INTERESSADO EM COMUNICAR O FATO PARA RECEBER UMA RESPOSTA CONCRETA.
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  79. OLA MEU NOME É CRISTINA,TENHO 57 ANOS,E DESDE CRIANÇA EU CAIO MUITO,JA TIVE QUEDAS BASTANTE SERIAS,NO DIA 25/12/20015,EU CAI E BATI AS COSTAS NA DIREÇÃO DOS SEIOS,A DOR FOI IMENSA ,QUASE NÃO CONSEGUIA RESPIRAR,COM CERTA DIFICULDADE LEVANTEI E NÃO COMENTEI COM NINGUÉM,DEPOIS DISSO TIVE OUTROS DOIS TMBOS,DA MESMA FORMA,FUI A UM ORTOPEDISTA E ELE PEDIU RESSONANCIAS E RX,ELE MANDOU EU IR EM VARIOS OUTROS MEDICOS,ATÉ QUE MARQUEI UMA CONSULTA EM SÃO PAULO,ELE PEDIU RESSONANCIA,E OUTRO RX,MAS PELOS EXAMES QUE EU LEVEI APRA ELE,ELE JÁ DIAGNOSTICOU 3 HERNIA DE DISCO,PROBLEMA NA LOMBAR E NA CERVICAL,NÃO DESCARTOU UMA CIRURGIA,(1 NÃO 3),TENHO DORES HORRIVEIS,DORMENCIA NOS BRAÇOS,DORES MUITO FORTES,PARECE QUE TEM UMA AGULHA DE CROCHE OU UMA FACA NO BRACO ESQUERDO,NA DIREÇÃO DO SEIO SINTO MUITAS DORES NAS COSTAS,TENHO UNCLUSIVE DIFICULDADES PRA RESPIRAR AS VEZES,TODO O MEU LADO ESQUERDO DOI MUITO,LOMBAR,AS COSTAS,NA ALTURA DO S SEIOS,E PESCOÇO,DE UMA CERTA FORMA ESTOU MEIA QUE DEBILITADA SEM PODER INCLUSIVE TRABALHAR,SOU CABELEREIRA E ESTETICISTA,COMO SOU MEIA CURIOSA ABRI OS EXAMES MESMO SEM ENTENDER NADA,TEM VARIAS DESCRIÇÕES ENTRE ELAS;UNCOATROSE INCIPIENTE,DE C 3 A C 7,DISCOPATIA DEGENERATIVA DIFUSA COM REDUÇÃO DOS ESPAÇOS DISCAIS C5-C 6 E C 6-C 7,FENOMENO DEGENERATIVO DISCOGENICO TIPO MODIC II NOS PLATOS DE C 5 C 6 E C 6-C 7,LABIAÇÕES OSTEOFITARIAS INCIPIENTES NOS CORPOS VERTEBRAIS.TEM VARIAS OUTRAS DESCRIÇÕES QUE NÃO QUIZ COLOCAR AQUI POR MOTIVOS DE SEU TEMPO,MAS TEM VARIAS OBSERVAÇÕES,RESUMINDO;TEM VARIAS DESCRIÇÕES,MAS PELAS DESCRIÇÕES QUE EU COLOQUEI O SENHOR PODERIA ME DAR ALGUMAS PALAVRAS ESCLARECEDORAS?TENHO MEDO DE FAZER MAIS UMA CIRURGIA,PRINCIPALMENTE NA COLUNA,JÁ FIZ,CIRURGIA NO INTESTINO,TIREI OS OVARIOS ,AS TROMPAS OPEREI O INTESTINO,FIZ CIRURGIA DE CATARATA,E CHEGA UMA HORA QUE EU ACHO QUE TUDO TA BEM,APARECE OUTROS PROBLEMAS DE SAUDE,POR FAVOR ME ESCLAREÇA,ME MOSTRE A LUZ QUE ESTA NO FUNDO DO TUNEL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO OPEREM A COLUNA COM O PRIMEIRO CIRURGIÃO QUE LHE QUEIRA METER A FACA. HOJE TENHO 78 ANOS E NUNCA OPEREI NADA. QUANDO EU TINHA 50 UM NEURO CIRURGIÃO QUERIA ME OPERAR. EU SENTIA DORES LANCINANTES QUANDO EM CRISE,NA COLUNA LOMBAR. EU PESAVA OITENTA QUILOS E ERA SEDENTÁRIO. COMEÇEI A CORRER NO ATERRO DO FLAMENGO,FAZER ABDOMINAIS E PERDI 15 QUILOS E GANHEI 3 DE MUSCULOS ABDOMINAIS E INTERCOSTAIS. NUNCA MAIS SENTI DOR ALGUMA.

      Excluir
  80. fiz um raio x da coluna cervical com laudo o resultado foi o seguinte= EIXO CERVICAL RETIFICADO/ PEQUENO OSTEOFITO EM C6/ REDUÇÃO DO ESPAÇO DISCAL ENTRE C5 E C6/ as peças que compõem os arcos posteriores tem aspectos anatomicos/ articulações inter-apofisárias e unco-vertebrais sem alterações/canal vertebral de dimensões normais,/ também fiz uma ultra do cotovelo o resultado foi=tendão epicondilianos medial de calibre,contornos e texturas normais/ TENDÃO EPICONDILIANO LATERAL AUMENTADO DE CALIBRE EM SUA INSERÇÃO PROXIMAL,COM HIPOECOGENICIDADE TEXTUAL E ADJACENTE A ESTE A PRESENÇA DE PEQUENA COLEÇÃO LIQUIDA DE 0,6CM, tendão do triceps braquial com ecotextura,contornos e calibres consevados/ musculatura do antebraço de aspecto anatômico/ superficies ósseas epicondileanas de contornos preservados/ cavidade articular sem sinais de derrame/ conclusão= EPICONDILITE LATERAL, por favor Dr. o que significam isso no raio x e na ultra, e precisão de tratamento

    ResponderExcluir
  81. Olá, bom dia! Eu tenho 38 e trabalho como motorista, sinto muitas dores no pescoço e ultimamente as juntas dos meus pés tem estalado constantemente quando ando, a noite quando vou dormir é pior ainda já que as juntas começa a doer, pode ser alguma coisa muito seria? Há, e pode estar relacionado com a obesidade já que estou acima do peso.

    ResponderExcluir
  82. Parabéns pelo blog, conteúdo claro que permite a leigos como eu poder saber um pouco mais sobre suas patologias, enfermidades. Gostaria se possível pudessem me esclarecer sobre a relação das fortes dores de cabeça que sinto e a redução da forame de conjugação entre C3-C4 à esquerda e entre C4-C5 à direita, esse diagnóstico apareceu no raio X, também gostaria de informar que faço tratamento para artrose à 4 anos. Grata, Judite.

    ResponderExcluir
  83. Parabéns pelo blog, conteúdo claro que permite a leigos como eu poder saber um pouco mais sobre suas patologias, enfermidades. Gostaria se possível pudessem me esclarecer sobre a relação das fortes dores de cabeça que sinto e a redução da forame de conjugação entre C3-C4 à esquerda e entre C4-C5 à direita, esse diagnóstico apareceu no raio X, também gostaria de informar que faço tratamento para artrose à 4 anos. Grata, Judite.

    ResponderExcluir
  84. O blog nao tem sido atualizado!! Pessoal nao operem a coluna c o Dr Fabio Carvalho Santana. Este foi um q me deixou mto pior q antes. Fiz a primeira cirurgia na Suica, logo apos 3 meses pude trabalhar mas dpois uma outra na C5-C6 veio me perturbar. Este Dr Fabio Santana disse q minhas dores sumiruam , em 30/09/14 operei colocando espacadores, mas ele esqueceu meus exames de imagem no consultorio, nao fez o q precisava e dos dois espacadores q colocou C4C5 ; C5C6 o primeiro ficou tao mal colocado q logo escapuliu e deu pseudo-artrose q so se conserta c cirurgia pois nao ha possibilidade de consolidacao da vertebra c listese. De novo cirurgia e desta vez com proteses na C3C4, C4C5 , espacador antigo na C5C6 e a fixacao da C6C7 da Suica. Ah e ele colocou uma placa tbem deixando so o espacador no meio de fora. Conclusao, minhas dores estao bem piores q antes e tenho 3 cicatrizes no pescoco. Este p um cirirgiao é mesmo um otimo açougueiro. Fuquem longe deste cara em BH, MG

    ResponderExcluir
  85. boa tarde Dr.
    tenho segundo o laudo do rx pinçamento do espaço de disco entre C6 e C7
    as dores sao cronicas ja, fiz fisio mas nao melhorou nd, codeina ate ajudava um pouco, agora é como se nem tivesse tomado....nao sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  86. Bom dia! Saiu o seguinte diagnóstico no meu exame: osteófitos incipientes nos processos unciformes, configurando sinais iniciais de oncoartrose. O que quer dizer? Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  87. Boa Tarde, após vário meses de "incomodos" desagradáveis na coluna que tanto se manifestavam a nivel cervical quanto na lombar foi-me efectuado um RX de onde saiu o seguinte diagnóstico: Coluna Cervical - Desalinhamento das charneiras cervicais. Uncartroses de C4/C5 com manutenção do alinhamento mural Posterior. Coluna Lombar - Vertebra de transição admitindo-se sacralização de L5 com rudimento discal congénito filiforme. Pode-me explicar em "portugues" o que isto quer dizer e o que pode implicar? o meu trabalho é pesado mas ainda assim frequento o ginásio 3 vezes por semana. Obrigado.

    ResponderExcluir
  88. Boa Tarde, após vário meses de "incomodos" desagradáveis na coluna que tanto se manifestavam a nivel cervical quanto na lombar foi-me efectuado um RX de onde saiu o seguinte diagnóstico: Coluna Cervical - Desalinhamento das charneiras cervicais. Uncartroses de C4/C5 com manutenção do alinhamento mural Posterior. Coluna Lombar - Vertebra de transição admitindo-se sacralização de L5 com rudimento discal congénito filiforme. Pode-me explicar em "portugues" o que isto quer dizer e o que pode implicar? o meu trabalho é pesado mas ainda assim frequento o ginásio 3 vezes por semana. Obrigado.

    ResponderExcluir
  89. Boa noite, o que significa... debrum disco osteofitario postero lateral esquerdo contactando a imagem da medula sem a deformar contudo acentuada uncartrose esquerda estenosando de forma marcada o foramen intervetebral com provável conflito de espaço radicular!? Isto ao nivel c3/c4.

    Atentamente

    Luis Pinto

    ResponderExcluir
  90. pergunta,fiz cirurgia no ombro rompimento do manguito esquerdo,na fisio descobri esse problema tbm,estou no inss e ainda não melhorei, com esse novo problema posso continuar fisio normalmente até pq sinto dores horriveis e qto tempo leva tratamento?na clinica não me disseram qto tempo

    ResponderExcluir
  91. Retificaçao da curvatura cervical
    Niveis c6- c7 discopatia caracterizada por desidratação discal associada a profusão postero-central tocando a face anteroir do saco sem repercussões radiculares

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde Dr.,
    Parabéns pelo blog, muito bom.

    Gostaria de pedir, se o Dr. puder de um esclarecimento rapido, pois fui num medico q nao me explicou direito, ou eu nao entendi, o resultado da minha ressonancia. Ele me passou 10 sessoes de RPG e disse q nao era nada preocupannte.

    Resultado: Discopatia em C5-C6 e C6-C7. Há achatamento medular em C6-C7 e redução da amplitude do forame neural direito. Não há sinais de mielopatia no presente exame.

    Será se o Dr poderia me dizer se somente RPG é o suficiente?

    Att.

    ResponderExcluir
  93. OLÁ, MEU NOME É ÉDILA E HÁ UNS 6 MESES TENHO SENTIDO DORES NA COLUNA MAIS ESPECÍFICO NO PESCOÇO, COSTAS(LADO DIREITO) E NAS CADEIRAS, FUI AO ORTOPEDISTA E FIZ RESSONÂNCIAS ONDE O MÉDICO COLOCOU NO MEU MEU ENCAMINHAMENTO AO FISIOTERAPEUTA: SD = RNM (12/15)= IRREGULARIDADE DOS ISTMOS INTERAPOFISÁRIOS DE L5 +DISCOPATIA DEGENERATIVA EM C3/C2 E MÍNIMA UNCOARTROSE EM C3/C4 A ESQUERDA, SUGERINDO FORTALECIMENTO DE MUSCULATURA PARAVERTEBRAL E ABDOMINAL INFERIOR E ANALGESIA DE ACORDO O PROTOCOLO DA UNIDADE.
    NÃO INICIEI A FISIOTERAPIA.NO MOMENTO TENHO SENTIDO MUITAS DORES NAS COSTAS E DORES QUE LATEJAM NESSA REGIAÕ (COSTAS, PESCOÇO E NA JUNTA DO BRAÇO), ELE ME DISSE QUE ESTOU COM BICO DE PAPAGAIO E A COLUNA INFLAMADA, É ISSO MESMO? O QUE POSSO FAZER PARA ALIVIAR ESSAS DORES EM CASA, TENHO TOMADO ANALGÉSICO E SÓ ALIVIA, ESTOU DESEJANDO INICIAR A FAZER ATIVIDADE FÍSICA, SERÁ QUE POSSO?

    ResponderExcluir
  94. Sou estudante de fisioterapia a 2 meses e a professora passou um trabalho para que fosse explicado um laudo, mas não consegui nada conclusivo, será que poderia me ajudar? O laudo é o seguinte:
    C3-C4: Redução da altura e abaulamento discal ventral com moderada protrusão discal foraminal direita que comprime o recesso lateral reduz a amplitude do forame e comprime a raiz emergente de C4 desse lado. Complexos disco-osteofitarios bilaterais. Há compressão do saco dural.
    C4-C5: Protrusão discal ventral e foraminal bilateral com compressão e deformidade do saco dural,obliteração dos recessos laterais, redução da amolitude dos forames de conjugação e provável toque radicular bilateral. Complexos disco-osteofitarios bilaterais.
    C5-C6: Redução da altura discal com protrusão discal difusa estendendo-se para as bases foraminais com compressão e deformidade do saco dural, obliteração dos recessos laterais, redução da amplitude dos forames de conjugação e provável toque radicular bilateral. Complexos disco-osteofitarios bilaterais.

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde!

    Minha mãe tem sentido muitas dores nos ombros e não consegue movimentá-los. Fez alguns exames da coluna e dos braços e deu o seguintes resultados: (gostaria que me ajudasse a interpretar e entender o que está acontecendo com ela).

    Coluna: Nine Artrose bilateral em C4/C5 e C5/C6 incipiente.

    Braços: Capsulite adesiva bilateral
    Tendinopatia supraespinhal incipiente bilateral
    Tenossinovite do cabo longo do bíceps lebe bilateral.

    No aguardo, Obrigada!
    gercileideado@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. doutor boa noite fui fazer um exame pra uma firma e no raio x constou ( pinçamento discal posterior de C3 A C7 com uncoartroses correspondentes) se poderia me escrarecer isso obrigado

    ResponderExcluir
  97. No dia 14/04/2016 fiz uma Ressonância Magnética à cervical tendo este tipo de relatório: "PLANOS E PONDERAÇÕES:
    Sagitais T1, T2, T2 STIR, axiais T1 e T2 TSE.
    RELATÓRIO:
    Está ligeiramente acentuada a curvatura lordótica cervical, notando-se incipiente subluxação posterior de C5 de
    natureza degenerativa discal.
    Não se observam alterações valorizáveis da morfologia do disco intersomático C7-D1 ou C6-C7, estando
    permeável o espaço subaracnoideu peri-medular nestes níveis. Os canais de conjugação estão igualmente
    permeáveis.
    Em C5-C6 e C4-C5 observam-se debruns discais posteriores difusos, laminando o espaço subaracnoideu prémedular
    sem efeito compressivo sobre a imagem da medula. Redução ligeira do calibre ósseo dos canais de
    conjugação de predomínio direito, sem sinais de seguro compromisso radicular.
    Em C3-C4 debrum disco-osteofitário postero-lateral direito, sem compromisso da imagem da medula. Redução
    discreta do calibre ósseo do canal de conjugação direito sem conflito de espaço radicular.
    Protusão discal póstero-lateral direita em C2-C3, sem compromisso medular. Mínima redução do calibre ósseo
    do canal de conjugação homolateral, sem conflito de espaço radicular.
    Não se observam anomalias da morfologia ou do sinal da medula cervical.
    Amígdalas cerebelosas com posição anatómica normal.
    Aspectos regulares das partes moles peri-vertebrais, não se observando valorizáveis alterações das articulações
    interapofisárias posteriores.
    MC"

    Há 2 anos, no dia 17-01-2014, já tinha feito outra Ressonância Magnética à cervical, tendo a seguinte análise: "RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA COLUNA CERVICAL
    Informação Clínica: Cervicalgias e dormência dos membros superiores.
    Protocolo Técnico: Exame com sequências ponderadas em T1, T2, T2 STIR em plano
    sagital. T2* em plano axial.
    Leitura e Interpretação
    O exame realizado revela pequena ectasia das bainhas radiculares à esquerda sugestiva de
    quisto radicular de Tarlov com maior expressão em D1-D2 sem significado patológico
    evidente. Esta imagem tem particular expressão na sequência de efeito mielográfico.
    Refere-se incipiente desidratação dos discos inter-vertebrais em relação com perda do sinal
    na ponderação T2.
    Refere-se uncartrose em C2-C3 à direita com rebordo disco-osteofitário marginal lateral
    direito, sem aparente compressão radicular.
    No nível C3-C4 identifica-se uncartrose á direita determinando redução do canal de
    conjugação, não se podendo excluir eventual compromisso radicular a nível foraminal.
    Em C4-C5 identifica-se espessamento bilateral das apófises unciformes determinando
    também redução do calibre dos canais de conjugação.
    Em C5-C6 existe estenose foraminal direita ficando dúvidas sobre pequena procidência discal
    postero-lateral direita com insinuação foraminal proximal.
    Discretas procidências discais difusas em C4-C5 e C5-C6 sem evidência de compressão
    medular.
    Ausência de desvios listésicos no plano sagital.
    Não se observam alterações significativas de sinal da medula óssea dos corpos vertebrais.
    Conclusão: Discretas procidências discais posteriores com maior evidência em C4-C5 e C5-
    C6 sem evidente compressão medular. Espessamento das apófises unciformes em C2-C3 e
    C3-C4 de predomínio direito, e com expressão bilateral em C4-C5. Existe redução do canal
    de conjugação em C5-C6 à direita, ficando dúvidas sobre pequena procidência discal
    associada a nível foraminal, contribuindo para reduzir a amplitude do canal de conjugação
    neste nível."
    Deste modo, não compreendo esta divergência de análises, quando, agora, me sinto bem pior do que na 1ª RMA. Será que os termos são sinónimos?? Agradecia que alguém me pudesse esclarecer!

    ResponderExcluir
  98. Portador de alterações em três forames cervicais,com dores irradiantes aos braços e mãos,gostaria de algum comentário ou informação que possa justificar alterações na visão decorrentes da quadro que afirmo diagnosticado.

    ResponderExcluir
  99. ola......
    tenho muitas duvidas sobre o que aconteceu com o meu pai.
    Ele se submeteu a uma cirurgia na coluna cervical pois o relato da cirurgia seria uma paraplesia caso nao fosse realizada.Logo depois que ele fez, aconteceu o inesperado....ele nao responde as pernas e e tem dificuldade de urinar e defecar...seria caso de uma paraplesia mesmo assim ,ou o sistema nervoso central ainda nao respondeu ao ato cirurgico que segundo o medico a medula estava muito infeccionada e o processo de recuperação del,e seria muito lento.Espero que me ajudem

    ResponderExcluir
  100. Posso continuar o muaytai bem de leve. Mesmo com uncoartrose na c5 e c6?

    ResponderExcluir
  101. Olá, gostaria de uma opinião, fui diagnosticada com uncoartrose, já fiz infiltrações, fisioterapias, melhorei durante um tempo, agosra comecei a ter muita dor no braço esquerdo, acordo com os dedos da mão inchados e não consigo fazer certos movimentos com o braço que sinto dores horríveis na parte extena abaixo do ombro, os nervos do braço parecem estar presos, não consigo mais esticá-lo para o alto, para estender uma roupa é horrível, sinto também o pescoço travado do lado esquerdo com formigamento. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  102. Ola boa noite fiz um exame raio x e constou no laudo
    Retificação da lordose cervical fisiologica discopatia degenerativa c4 a c7.
    Uncoartrose c5 a c7
    Articulações interapofisarias preservadas

    Radiografia de coluna dorsal
    Discopatia degenerativa d12 em limbo

    ResponderExcluir
  103. Boa tarde achei seu blog muito interessante se voce puder me responder.Fiz um raio x da coluna é o resultado foi; cervical Osteofitos marginais nos corpos vertebrais sinais de uncoartrose pendículo integros coluna lombo sacra redução dos espaços intervertebrais L4-L5eL5-S1 sinais de artrose interapofisárias

    ResponderExcluir
  104. Fiz um exame da coluna e no resultado constou ligeira redução dos espaços discais de C5-C6 e C6-C7 com calcificação ligamentar anterior, gostaria de saber se pode influenciar numa vaga de emprego

    ResponderExcluir
  105. Doutor tenho uncratrose na região c4 c5 c5 e c6 os sintomas dor pouca movimentação no pescoço inchaço na região da garganta movimento do braço direito reduzido e meu trabalho e braçal
    espero uma avaliação do senhor obrigado Roberto região Uruguaiana rio grande do sul

    ResponderExcluir
  106. Fiz uma ressonância e na conclusão está assim: 1- sinais de escoliose cervical direita

    2- sinais de inversão da lordose fisiológica cervical
    3- sinais de desidratação inicipiente de todos os discos intervertebrais cervicais avaliados
    4- saídas disco-osteofiticas globais em c3-c4,c4-c5,c5-c6 e c6-c7, que tocam a face ventral do saco dural e que em associação a hipertrofia das articulações interapofisarias posteriores e uncovertebrais,reduzem de modo discreto a amplitude dos respectivos neuroforames

    Sinto meus braços sem forças e quando vou abrir uma garrafa se estiver muito apertada não consigo da como se fosse uma caimbra

    ResponderExcluir
  107. Tenho sentido dores de cabeça não com frequencia, fraqueza nas mãos, dor no braço e antebraço, formigamento nas mãos, dor no pescoço, costas e peito. Sinto um pouco de tontura as vezes,sensação de tremores e até como se tivesse com falta de ar, me sentindo fadigado, como se cansado. Fiz Ressonancia magnetica em 2016 e o laudo foi : Acentuação da lordose cervical com presença de protusões disco-osteofitárias póstero centrais nos Níveis C3-C4, C4-C5, C5-C6 e C6-C7, com discreta impressão medular nos níveis de C4-C5, C5-C6. Redução do espaço liquórico posterior sendo que o ligamento amarelo toca a face da medula ao nivel de C4-C5 e C6-C7.
    Desidratação discal parcial difusa e redução da altura do disco intervertebral de C6-C7.Uncoartrose à esquerda ao Nível de C6-C7, levando à redução do calibre foraminal deste lado.

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde. Meu nome e ana medlyn
    E ja faz mais de 1 mes que sinto dor na nuca e no meio das costas (entre o ombro). Quanto mais mecho meu braco direito mais doi e queima muito ao mesmo tempo.perco a forca e formiga as vezes . E se faco deveres de casa com forme a dor aumenta eu sinto forte dor de cabeca. O que sera que e ? Que eu podereia faze ? quais isames sao necessario para ver se tem algo?. Obs ja fui no medico raio x nao saiu nada e falaram que e uma dor muscular normal. Porem que tomei anti flamatorio, analgesicos, remedios de dor ( e nao passa , simplemente e uma dor persistebte) ja fiz massagem com profissional e de nada adianto. Cada dia que passa so piora :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho 23 anos e sou diarista. Parei xe trabalga faz um ano . E 1 mes que essa dor se torno persistente. Antea doia mais remedios aliviava.

      Excluir
    2. Olá também tive o mesmo, você melhorou?

      Excluir
  109. Estou com uma dor na região de tras da nuca onde fica coluna dores de nao poder abaixa a cabeça e sinto tonturas ao levanta e uma leve pressao tanbem sinto uma pontada tao forte do lado direito da cabeça que é insuportável parece ate que ta rasgando a cabeça o que seria?

    ResponderExcluir
  110. Boa noite.

    O que são debruns discais na cervical ?

    Grato por uma resposta

    ResponderExcluir
  111. Boa noite! Me chamo Elaine
    O que é calcificação/ossificação do ligamento longitudinal posterior nós niveis de D1-D2.
    Resultado da ressonância magnética da coluna dorsal

    ResponderExcluir
  112. Boa noite doutor...

    Tenho tudo a 4 meses dores no pescoço irradiando para o ombro direito e braço e mão.. fiz uma eletroneuromiografia e não deu nada, sinto hoje estralar o pescoço ao virar para direita e fisgadas ao inclinar para direita e as vezes a esquerda, a dor insuportável passou mas continuo com o incomodo de formigamento e fisgada no pescoço que reflete no braço direito.. já tomei muitos remédios e ainda não consegui mostrar meu exame de ressonância ao médico... Segue abaixo o laudo da ressonância.. por favor poderia me ajudR pois depois que eu li o exame entrei em desespero.. tenho 35 anos

    Análise:
    Altura e alinhamento preservado dos corpos vertebrais, com discretos osteófitos marginais.
    Lordose cervical fisiológica preservada.
    Elementos posteriores íntegros.
    Articulações interapofisárias de aspecto preservado.
    Leve desidratação discal difusa.
    C2-C3: Pequeno complexo disco-osteofitário foraminal direito, sem contatos neurais.
    C3-C4 complexo disco-osteofitário difuso mais evidente no forame direito, que mantém íntimo
    contato com a raiz nervosa direita.
    C4-C5: Pequena protrusão discal foraminal direita, sem contatos neurais.
    C5-C6: Mínima protrusão discal foraminal direita com fissura no ânulo fibroso, sem contatos neurais.
    C6-C7: Complexo disco-osteofitário foraminal direito que toca a raiz nervosa direita.

    __________________________________________________________________________________________________________
    D2-D3: Protrusão discal posterior com migração cranial, melhor avaliada por estudo dirigido da
    coluna dorsal.
    Demais forames intervertebrais e canal vertebral de morfologia e dimensões normais.
    Medula espinhal de morfologia e sinal preservados.
    Transição craniocervical preservada.
    Musculatura paravertebral de aspecto habitual.

    ResponderExcluir
  113. Oi minha ressonância cervical deu essas aliterações:
    Retificação da lordose cervical.

    Desidratação e redução da altura de C5-C6.
    Protrusão discal paramediana direita em C5-C6 indentando o saco dural.
    As alterações descritas acarretam a redução da amplitude do canal raquiano em C5-C6.

    O que significa? Estou a 4 meses em repouso com dor, que pioram com movimentos.

    Grata!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui se comentário