segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DOR NAS COSTAS


        

         Esta dor também é chamada principalmente de DOR NAS COSTAS, DOR LOMBAR ou LOMBALGIA, (procure no blog por lombalgia).

          Além destes nomes existem outros sinônimos usados popularmente como:

                - ”LUMBAGO”;
                - “DOR NA CINTURA”;
                - “COLUNA TRAVADA”;
                - “ESPINHELA CAIDA”.

          Geralmente a pessoa se queixa de uma dor difusa, na região baixa da coluna vertebral, próxima à cintura e acima das nádegas. (Esta região da coluna é chamada de coluna lombar).

          A dor no início pode ser leve e ir aumentando gradativamente, piora com os movimentos e melhora na posição deitada. A coluna parece "travada" e a pessoa, devido ao espasmo muscular na região lombar, anda com o corpo rígido ou encurvado. Aos mínimos movimentos surge uma dor ou uma pontada e o doente pode referir uma "falha" na sua coluna ou nas pernas "é como se as pernas não agüentassem o peso do corpo".

          A dor nas costas comum que todos nós conhecemos aparece principalmente pela manhã e melhora logo após você se levantar e começar a andar. Você sente dor ao se curvar para lavar o rosto e sempre está em busca de uma melhor posição. Ela em geral desaparece e retorna no fim do dia e você não vê à hora de chegar em casa para tomar um chuveiro quente e se deitar, pois sabe que o alivio virá logo depois.
Este quadro doloroso pode se tornar crônico e estar sempre presente ou desaparecer e reaparecer em intervalos variáveis. Ela surge após a pessoa ficar sentada ou de pé por algum tempo você pode até querer interromper uma conversa para encontrar um lugar onde se encostar durante uma viagem, quando se fica no carro parado no transito ou mesmo durante uma sessão de cinema.

         A dor nas costas também pode ter início rápido e agudo, geralmente motivada por um movimento brusco referido como "mau jeito" ou queda. Esta dor é intensa e o portador vê-se obrigado a ir para a cama e lá você fica imóvel, deitado, não conseguindo se levantar até para tomar um banho ou se alimentar. Esta dor afeta sempre um dos lados e dificilmente abrange os dois membros. Em geral começa na nádega, parte de trás da coxa e a panturrilha. Aos mínimos movimentos surge uma pontada extremamente dolorosa na nádega ou em algum local da perna. A elevação do membro é difícil ou mesmo impossível.


        Quando a dor se irradia para as coxas e pernas ela é chamada de dor ciática, devido a uma irritação ou inflamação da inervação ciática. Quando associadamente aparece formigamento ou perda de força nas pernas ou perda de sensibilidade, deve tratar-se de lesões mais sérias e, o doente necessita urgentemente de tratamento.

          Outro problema é a criança que se queixa de dor nas costas. Tal sintoma é absolutamente anormal da criança e deve ser investigado por especialista.
          Várias doenças podem causar dor nas costas de crianças, por exemplo:
·                                      -  Osteomielite (infecção na vértebra) ou discite que é a infecção dos discos;
·                                      -  Malformações da medula nervosa como cistos;
·                                     - Tumores benignos e malignos;
             - Espondilolises e espondilolisteses: É um defeito que aparece na última vértebra lombar podendo provocar seu deslizamento para frente. Quando o deslizamento é exagerado.

Tratamento Medicamentoso
         Existem três tipos de medicamentos que podem ser usados isoladamente ou em conjunto. São os relaxantes musculares, analgésicos e antiinflamatórios não esteróides.
·                                   - RELAXANTES MUSCULARES: - que como o próprio nome indica relaxa a tensão e o    espasmo muscular;    
·                                  - ANALGÉSICOS: - aliviam a dor e conseqüentemente a tensão;
·                                 - ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTERÓIDES: São medicamentos que não contém cortisona. Agem diretamente na região inflamada reduzindo a congestão venosa e a inflamação local. 
Esportes e Coluna
          As atividades físicas mais aconselhadas para quem tem dores nas costas são:
·                                          -  Natação com nado tipo CRAW ou costas;
·                                         - Andar na piscina com água na altura do umbigo;
·                                          -  Andar naturalmente ou executando um programa como "Cooper" ou "Jogging";
·                                          -  Alongamento muscular nas barras paralelas.
·                                          - Outros esportes dependendo da preferência devem ser aconselhados pelo médico;
·                                           - O esporte que recomendamos e que não tem restrições é a NATAÇÃO.

Para maiores informações procure no blog por Lombalgia.


Fonte:
doresnascostas.com.br/
HTTP://fisioterapianota10.blogspot.com

Um comentário:

  1. Por muitos anos sofri de fortes dores nas costas que às vezes não conseguia me mover. Pratiquei judô por mais de 15 anos da minha vida e no final, as dores nas costas me levaram a todo tipo de atividade física. Há um ano minhas dores desapareceram depois de usar a mistura de ervas do Dr. James graças ao seu tratamento natural. Encontrei na internet que qualquer pessoa pode contatá-lo em seu e-mail @ drjamesherbalmix @ gmail.com. Pelo menos seu tratamento me curou completamente. Espero que seja útil para você, pois aconteceu comigo. O medicamento fitoterápico do Dr. James é feito de ervas naturais, sem efeitos colaterais e fácil de beber. Se você tem a mesma dor nas costas ou qualquer tipo de doença humana, incluindo HIV / AIDS, câncer de herpes, câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de bexiga, câncer de bexiga, câncer de próstata, glaucoma., Catarata, degeneração macular, doença cardiovascular, autismo, pulmão doença. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer, psoríase, Doenças de Tach, Lúpus,
    Demência.Câncer de rim, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer de pele e câncer de pele. Câncer testicular, LEUCEMIA, VÍRUS, HEPATITE, INFERTILIDADE MULHERES / LOTERIA. E-MAIL DE CONTATO: drjamesherbalmix@gmail.com WHATSAPP: +2348152855846

    ResponderExcluir

Deixe aqui se comentário